O jornal Le Parisien revelou, em primeira mão, a imagem de capa do próximo Blake e Mortimer, O Último Faraó, do desenhista Schuiten (Cidades Obscuras) e dos roteiristas Jaco Van Dormael (Toto le héros) e Thomas Gunzig (La Vie sauvage). A notícia já havia sido dada por nós, há dois dias, tendo o site centaurclub.com, como fonte.
Notem que uma das condições de Schuiten para topar o projeto, foi a de não replicar o estilo Linha Clara particular de Edgar Pierre Jacobs, criador da série em 1946. Desde 1996, a partir do álbum O Caso Francis Blake, de Jean Van Hamme e Ted Benoît, vários artistas tem emulado a pegada de Jacobs, sem se distanciar muito do conceito gráfico original de seu mestre. Desta vez, abre-se um novo precedente, em que Schuiten manterá seu traço próprio e inconfundível, como mostra a imagem abaixo. Dizemos novo precedente, pois Blake e Mortimer já tinham sido retratados mais velhos, e com visual diferente, no livro ilustrado A Aventura Imóvel: O Último Capítulo, de Didier Convard e André Juillard, em 1998.
O Último Faraó terá 83 páginas e deverá ser lançada no dia 29 de maio de 2019, em edição fora de série, que prestará uma homenagem fantástica a Jacobs, vinda das mãos de um respeitadíssimo desenhista belga. E como Jacobs merece! Blake e Mortimer já venderam mais de 15.000.000 de exemplares no mundo todo. Só não são sucesso nas Américas, a exceção do Canadá.
A história se passa numa Bruxelas posterior aos anos 1950, em que estranhas radiações são emitidas do Palácio da Justiça, fazendo da cidade, terra de ninguém. Bem mais velhos, o Capitão Blake e o Professor Mortimer vão investigar esse fenômeno bizarro, que ameaça apagar toda a rede de dados digitais na Terra. O enigma remeterá nossos destemidos heróis a anos anteriores, mais precisamente, ao Segredo da Grande Pirâmide.
Em relação a O Último Faraó, agora é aguardar pra ver! A tiragem está prevista para 250.000 exemplares, ao preço unitário de 17,95 euros. Vamos já garantir o nosso! Trata-se de algo histórico!
Para breve, teremos ainda a segunda parte de O Vale dos Imortais, da coleção regular de Blake e Mortimer, de autoria de Peter van Dongen e Teun Berserik. A BD está mais viva do que nunca!
Por PH.