Sucesso incontestável no Brasil e editado no país pela Mythos, o célebre herói Bonelli do Faroeste ganhará em abril um incrível álbum em capa dura pela Le Lombard belga. Trata-se de Montana, uma HQ de 48 páginas, desenhadas por Giulo Da Vita e roteirizadas por Gianfranco Manfredi.
O trabalho já havia saído aqui em 2017, pela Mythos, em sua série de graphic novels do herói. Foi o quarto volume da série. As cores são de Matteo Vattani, que também participou de A Guerra dos Mundos, em parceria com Vicente Cifuentes. Publicado no Brasil em 2017, ganhou o título de Desafio na Montanha.
O que me chama atenção nessa coleção é a qualidade das ilustrações, feitas na medida para o mercado franco-belga. Em alguns momentos, temos a impressão de estarmos diante de uma prancha do Tenente Blueberry, eterno Western europeu que tinha arte e argumento, respectivamentem dos falecidos Jean “Moebius” Giraud e Jean-Michel Charlier.
Nessa aventura, enquanto se deslocando para visitar um amigo, Tex Willer descobre dá de cara com uma cruel chacina. Uma tribo indígena foi completamente massacrada pelo terrível Tirrell e seu bando de traficantes de peles. Para não deixar tamanho crime impune, Tex decide perseguir o bando.
Criado em 1948 na Itália, por Gian Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini, pelo menos nesta série de luxo que é tema da matéria, o Tex mostrado aqui é um pequeno exemplo de que nem todo quadrinho europeu chega atrasado ao Brasil. Este, pelo contrário, desembarcou antes do mercado tupiniquim e só agora surge em francês!
Montana sai no dia 6 de abril, custando 12,45 euros, pela série Uma História Completa de Tex.
Por PH.