Justiça e Legumes Frescos é uma paródia bem-humorada do universo de super-heróis que saiu em 2017 pela Dupuis, com desenhos e roteiro de Pascal Jousselin, tratando-se do primeiro volume de uma saga revolucionária da BD, a epopeia do Imbattable.
Mascarado e portando uma capa, no melhor estilo de todo justiceiro mascarado, ele deixa a vida dura para os cientistas mais amalucados e piadistas de plantão. Segundo seu autor, ele é “o único e verdadeiro super-herói dos quadrinhos!”
Mas o diferencial dessa nova série está na maneira com a qual o personagem se movimenta e interage com a prancha na qual cada trama se desenrola. Subvertendo conceitos de espaço e tempo, Pascal Jousselin construiu um campo de exploração narrativa todo especial, um espaço lúdico para seus personagens se deslocarem com toda a liberdade. Seu vingador salta de uma página à outra, ignorando as teorias conhecidas da Física.
E já saiu a continuação, intitulada Super-héros de proximité, algo como Super-herói comunitário, numa clara alusão aos policiais que trabalham junto às comunidades, muitas vezes se tornando amigos dos moradores, aumentando a sensação de segurança e bem-estar de áreas que sofriam com delinquência desenfreada.
Com previsão de publicação, em francês, para o dia 27 de abril de 2018, essa banda desenhada segue a receita de bolo da anterior, que parece ter feito bastante sucesso. A tiragem prevista para esta edição é de 300.000 exemplares. E perceba que não estamos falando de um campeão de vendas, como Asterix, outro imbatível.
Em uma das páginas da novidade, o Imbattable tira onda com uma almofada azul que ele faz desfilar entre quadros, com a maior facilidade. Esta é apenas uma das peripécias que os brasileiros não verão, pois este quadrinho não deverá sair por aqui.
Por PH.