Spirou é um clássico personagem da banda desenhada franco-belga que apareceu pela primeira vez na revista de mesmo nome, em de 21 de abril de 1938. Como o criador do herói, Rob-Vel, acabou ficando preso e impedido de desenhar, na Alemanha Nazista, Jijé se responsabilizou pela série.
Mais tarde, com a venda dos direitos da franquia para as Edições Dupuis, em 1943, a produção de histórias continuou ainda um tempo com Jijé, que criou Fantasio.
Depois, o próprio Jijé foi substituído por André Franquin, em 1946. Esse último artista citado teve então o mérito de ser o idealizador do Marsupilami, um incrível animal amarelado e com pintas pretas, dono de força descomunal e rabo enorme, encontrado na selva da Palômbia.
E a SESI-SP está lançando Z de Zorglub, o tomo 15 da série original, datado de 1961, correspondendo ao sétimo da franquia a ser publicado pela editora paulistana. O álbum, cujo texto original é Z comme Zorglub, foi ilustrado por Franquin e Jidéhem. Trata-se da história seguinte a O Prisioneiro de Buda, ainda inédito no país.
Segundo resumo dessa BD elaborado pelo editor, o amalucado, maligno e perigos cientista Zorglub, deseja que o Conde de Champignac se torne seu colaborador. O conde, no entanto, tem outros planos. Spirou e Fantasio embarcam então em mais uma aventura para enfrentar o malfeitor e acabar com seus projetos mirabolantes.
O quadrinho tem 64 páginas, capa em brochura, formato de 21,3 x 29,1 cm e preço de R$ 36,00. Vai render vídeo do Tujaviu!
Por PH.