Lançado em 13 de junho pela ASA, em Portugal, Rebelião chega como o sexto volume da nova fase das aventuras de Michel Vaillant, uma grande franquia repaginada que retoma o personagem criado pelo desenhista francês Jean Graton em 1957. É triste lembrar que no Brasil, o herói teve o álbum RUSH, da temporada antiga, publicado. O título único saiu pela Editora Vecchi nos anos 1970.
Agora, Michel faz seu retorno triunfal em um traço diferente, com argumentos mais adultos e não centrados apenas nas pistas, proporcionando um clima psicológico mais denso do que anteriormente.
O lançamento coincidiu com a participação verídica de dois automóveis Vaillante nas 24 Horas de Le Mans, em Sarthe, na França, nos dias 17 e 18 de junho. A HQ também comemora o quinquagésimo aniversário da primeira aparição de Michel Vaillant no Jornal Tintin.
Segundo o site http://bandasdesenhadas.com/, Philippe Graton, filho de Jean Graton, e Jean-Louis Dauger, Director de Marketing da marca Vaillant, estabeleceram uma parceria com a equipa suíça Rebellion Racing para inscrever nas 24 Horas de Le Mans e em toda a temporada 2017 do WEC, na categoria LMP2, dois carros Vaillante, cujo nome oficial é Vaillante Rebellion.
De acordo com o resumo dessa BD, divulgada pela editora, a esperança a que se agarrava a família Vaillant cai definitivamente por terra: Jean-Pierre, irmão de Michel e mítico Piloto sem Rosto, não consegue sair do coma e a sua morte deixa o clã arrasado e dividido. Henri, o pai, está decidido a ajustar contas com aquele que ele considera ser o assassino do seu filho: Ethan Dasz, responsável pelo desmantelamento da Vaillante e culpado, aos olhos do patriarca, de ter levado Jean-Pierre a cometer um ato tão desesperado. É porém nas piores horas em que a esperança renasce! Graças ao engenho de Patrick, filho de Michel, um revolucionário modelo da Vaillante é inscrito nas 24 Horas de Le Mans! Após dez anos de ausência, Michel Vaillant regressa assim ao seu circuito-fetiche, naquela que será porventura a derradeira oportunidade para assinalar o retorno da escuderia Vaillante aos sucessos de outrora. Mas conseguirá Michel enfrentar as desconfianças que a justiça suíça faz despertar no seio da sua própria família? É que, em Genebra, as autoridades abrem um inquérito sobre a morte de Jean-Pierre, no qual Michel Vaillant é considerado suspeito. Será justamente com essa nuvem negra pairando sobre a cabeça, que o emblemático piloto de corridas se apresentará na largada das 24 Horas de Le Mans.
Rebelião tem roteiro de Philippe Graton e de Denis Lapière, contando com desenhos de Marc Bourgne e de Benjamin Benéteau.
O quadrinho tem capa dura, 56 páginas, formato de 22,3 x 29,3 cm e custa em torno de 14 euros.
Por PH.