Quadrinhos

GROENLAND VERTIGO, quadrinho de Hervé Tanquerelle e Isabelle Merlet, conta com humor e no estilo Hergé as aventuras de um jornalista no Ártico

mat groe
Escrito por PH

mat groeDe autoria de Hervé Tanquerelle (texto e desenho) e Isabelle Merlet (cores), Groenland Vertigo saiu no dia 18 de janeiro pela Casterman e poderia ser tranquilamente rotulado como uma banda desenhada de estilo Linha Clara moderno. E todo esse quesito gráfico inspirado nos clássicos de Tintin se manisfesta muito mais na composição estética dos personagens, sobretudo nos rostos e olhos em forma de ponto, do que propriamente na construção do magnífico cenário, ilustrado com propostas mais modernas. O aspecto aventura de Georges Remi, entretanto, também está presente aqui!

O álbum foi feito a partir da adaptação em BD realizada por Tanquerelle, entre os anos de 2009 e 2013, das aventuras árticas do escritor e explorador dinamarquês Jørn Riel, homem que passou 16 anos de sua vida na Groenlândia, coletando histórias incríveis.

Foi em 1950 que Riel, atualmente com 85 anos e morando na Malásia, se juntou à uma expedição científica com destino ao nordeste da Groenlândia, mais precisamente à uma base de estudos da Ilha de Ella. No período em que lá passou, escreveu uma obra composta por uma dezena de livros humorísticos, nos quais descreveu o cotidiano da população da Groenlândia.

Tempos depois de já estar com a produção das pranchas já em andamento, Hervé foi convidado a visitar o lugar que foi palco de toda essa epopeia ártica de Riel e que ganhou o Grande Prêmio da Academia Dinamarquesa em 2010. Graças a essa invitação, o artista teve finalmente a oportunidade de conhecer um ambiente hostil que ele já vinha desenhando para sua HQ, sem ter jamais estado em loco.

Assim, nasceu Groenland Vertigo, divertido quadrinho semi-autobiográfico que narra a trajetória de um jornalista levado a descobrir a costa dessa congelada, fria, misteriosa e árida região do planeta, onde é preciso estar sempre atento aos ursos polares.

Feito no melhor estilo de Hergé e se apropriando do espírito de Tintin, Groenland Vertigo é um trabalho muito bem coordenado entre as cores de Isabelle Merlet e o traço de Tanquerelle, esse último citado, estreando em sua primeira bande dessinée longa.

Vamos encomendá-la!

Por PH, a partir de texto fornecido pelo editor.

grnande

8 grande

12 grande

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário