Um dos casos inexplicáveis de série em quadrinhos que nunca chegou ao Brasil é uma franquia da banda desenhada que envolve muitos mistérios, no melhor estilo de Indiana Jones. Estamos falando de Allan Mac Bride, herói com estilo gráfico muito semelhante ao de Blake e Mortimer.
Para quem não sabe, essas duas famosas figuras da Ligne Claire franco-belga foram idealizadas por E.P. Jacobs, um dos grandes colaboradores de Hergé, o pai de Tintin.
Patrick A. Dumas, criador de Mac Bride e fã do trabalho de Jacobs, é um incrível autor de BD que já foi entrevistado pelo Tujaviu. Ele nasceu em Uzerche, na França, em 1953. Dumas começou sua carreira, ainda nos anos 1970, publicando diversos fanzines, até que desenvolveu sua primeira HQ, intitulada Patrick Maudick, ficção científica que viaja para muitos anos no futuro da humanidade.
Em 1985, Dumas começou a publicar Les Dossiers secrets de Maître Berger, editado pela Glénat. Foram sete edições que saíram até 1993. Atualmente, Dumas se dedica à confecção dos álbuns de Allan Mac Bride, servindo-se do ótimo roteiro de Jean-Yves Brouard.
Bride é um arqueólogo que roda o planeta, em busca de pistas de civilizações perdidas. Em suas épicas jornadas, já esteve no Egito e se encontrou com místicos índios norte-americanos, entre outros feitos. Tudo acontece num clima de muito suspense, através de uma trama investigativa que desvenda importantes segredos ocultos da humanidade.
Até agora, foram editados quatro volumes: L’Odyssee de Bahmes (2004), Les Secrets de Walpi (2007), L’Oiseau des Ilês (2011) e La Cité des Dragons (2013).
O tomo 5 da saga, La Ronde des Apsaras, finalmente desembarcará nas livrarias francesas em maio de 2017. Não há muita informação sobre essa BD, mas o editor JYB Aventures divulgou que Bride estará às voltas nessa história com uma seita misteriosa, um bando de ladrões e estátuas da deusa Apsara, que o deixarão o estudioso profundamente intrigado.
E aí está um típica bande dessinée clássica, feita hoje em dia com toda a nostalgia e traço elegante que esse tipo de trabalho demanda. Dumas é um verdadeiro mestre nesse campo! Só a capa do álbum, com Bride armado e em frente a um antigo templo no meio de uma floresta, já mostra o clima desse quadrinho que ainda será devidamente conferido pelo tujaviu.
La Ronde des Apsaras tem capa dura, preço de 12,80 €, formato de 22,5 x 30 cm e 48 páginas coloridas.
Por PH.