Recentemente, entrevistamos o desenhista francês Fabien Toulmé em vídeo sobre sua primeira graphic novel, Não era você que eu esperava, HQ que fala sobre Síndrome de Down. Ela foi lançada no Brasil pela Editora Nemo. Já no fim de nosso bate-papo, Fabien falou um pouco a respeito de seu novo trabalho pela coleção Mirages, da Delcourt. Trata-se de As Duas Vidas de Baudoin, uma BD de capa dura, formato de 20 x 26,4 cm e 272 páginas que anda fazendo sucesso na França. Saiu em 15 de fevereiro e já se encontra esgotada em algumas lojas virtuais, como na bdnet.com.
Diferentemente do quadrinho da Nemo, este não é autobiográfico, embora traga muito da experiência de vida de Fabien, um engenheiro civil que confessa ter demorado muito para iniciar sua carreira como quadrinista, preso a uma vida que não era aquela que ele queria levar.
As duas vidas de Baudoin narra a trajetória de um jovem de trinta ou trinta e cinco anos que queria ser músico, mas desistiu de seu sonho. Um belo dia, após os médicos diagnosticarem que tem um tumor maligno, lhe é informado que só tem poucos meses de vida. É o bastante para que ele tente botar em prática tudo o que não realizou em sua existência, ao lado de seu irmão.
As duas vidas de Baudoin é o segundo e incrível trabalho desse simpático autor europeu que já morou no Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará por alguns anos e fala português muito bem, com sotaque nordestino. Ele é casado com uma brasileira.
O traço de sua nova obra é ligeiramente mais caprichado do que o de sua BD anterior, mas tem aquele mesmo desenho não muito perfeitinho que, em alguns momentos, lembra o de Stanislas (As Aventuras de Hergé e Victor Levallois).
Ainda inédito no Brasil, custa 25,50 € na Europa.
Para adquirir o trabalho de estreia de Fabien na BD, clique na capa abaixo, de Não era você que eu esperava, e seja transferido imediatamente para o site da Livraria Cultura.