E o quadrinho de hoje é uma bela sugestão para a SESI-SP ou para qualquer outra editora que esteja pronta para editar uma HQ de extrema qualidade e sensibilidade. Trata-se de L’Adoption: Qinaya (A Adoção: Qinaya).
Em Arequipa, no Peru, um terremoto alcança 8,4 na Escala Richter e mais de 37.000 mil pessoas morrem. Pouco tempo depois, um casal francês retorna a esse país e adota uma jovem garota Aymara, de apenas quatro anos, que sobreviveu à catástrofe.
A criança era esperada com anseio, já que Alain e sua mulher haviam feito de tudo para ter um filho, sem sucesso. E a menina chega para satisfazer seus sonhos, após ter sofrido um grande trauma, ao mesmo tempo em que se prepara para mudar radicalmente de vida na Europa.
Logo, a mãe de Alain se encanta pela pequena sul-americana de grandes olhos negros. O mesmo não acontece a princípio com seu pai, Gabriel, um açougueiro aposentado e bastante rabugento, que não se encontra pronto para se tornar avô. E levará um tempo para que o idoso se acostume à ideia e aprenda a se comunicar com a neta de poucas palavras.
Na verdade, tudo é muito complicado para Gabriel, pois ele nunca teve tempo sequer para ser pai. Aos poucos, o velho homem e Qinaya estabelecem laços profundos que nem mesmo este senhor ranzinza poderia imaginar. O encontro entre Gabriel e Qinaya é tenro, humano e sincero.
Esta HQ é o primeiro volume de uma linda história desenhada e colorida por Arno Monin (L’Envolée sauvage, L’Enfant maudit) e roteiro de Zidrou (Verões Felizes, As Novas Investigações de Ric Hochet). Embora não se trate da primeira parceria da dupla, talvez seja a melhor que realizaram até agora..
A Adoção desembarcou em francês nas livrarias europeias no dia 04 de maio de 2016, com capa dura, formato de 24,2 x 32 cm, 72 páginas, a marca das Edições Bamboo pela Coleção Grand Angle e preço de 14,90 €. Seu segundo tomo está saindo agora e se chama La Garúa. Falaremos sobre ele em breve!
Por PH, a partir da tradução de informações fornecidas pelo editor de da resenha do quadrinho publicada por http://aproposdelivres.canalblog.com.
Imagens : © BAMBOO / Arno Monin / Zidrou