De Mathieu Sapin, desenhista de Akissi e Gédard, cinco anos na cola de Depardieu, entre outros títulos, Campanha Presidencial é um quadrinho que sai agora no dia 07 de abril de 2017 pela Dargaud, num momento que não poderia ser mais oportuno. É que a França vive uma das corridas ao Élysée mais agitadas de sua história.
Para quem não acompanha as reviravoltas da política francesa, François Hollande é um dos presidentes mais impopulares da história recente, que deixa o poder, após um governo fraco e desastroso, acusado de manter um Gabinete Negro que promoveria a escuta ilegal de seus adversários políticos.
Enquanto o desemprego, terrorismo, educação deficitária, imigração, escândalos políticos e falta de confiança em autoridades estão alta, a candidata de Extrema Direita, Marine Le Pen, está cada vez mais perto de ganhar as eleições para líder da nação. Como adversários menos fracos, ela tem François Fillon, suspeito de ter criado emprego público fictício para sua mulher e filhos e Emmanuel Macron, ex-Ministro da Economia, Finanças e Indústria da França, banqueiro e um expert em finanças que é considerado como continuação natural de François Hollande.
Um pouco antes de toda essa confusão inimaginável, em 2012, Mathieu Sapin seguiu o candidato socialista Hollande em sua preparação para o Quinquenato, acompanhando reuniões estratégicas, viagens, reuniões e colhendo depoimentos exclusivos do então futuro chefe de estado. Assim, criou uma HQ que é um documento incrível dos bastidores da campanha presidencial francesa. Nesse trabalho fascinante, Sapin atuou muito mais como repórter, do que propriamente como ilustrador de banda desenhada.
Essa BD histórica chega com capa dura, formato de 21 x 28,3 cm e preço de 14,99 €. Não deverá ser traduzida para o português, mas ganha aqui o registro de sua publicação.
Por PH, a partir de texto fornecido pelo editor.