Quadrinhos

A primeira resenha de 2017 do Tujaviu vai para o terceiro volume de “Fonteira Final”, Western Futurista com arte de ICAR e roteiro de LEO, criador de Os Mundos de Aldebaran

20170101_100240
Escrito por PH

20170101_100240Para começar o ano com uma bela resenha de HQ, trago um Western Futurista, cujo roteiro foi desenvolvido pelo amigo Leo, brasileiro radicado na França e considerado um dos artistas de quadrinhos mais reconhecidos desse país. Leo (Luiz Eduardo de Oliveira) é um argumentista e desenhista de HQs que ficou conhecido no Brasil por Os Mundos de Aldebaran. Lá fora, em carreira solo ou em parceria com artistas de ponta, sua obra inclui: Trent, Kenya, Namibia, Amazonie, Survivants e muitas outras séries.

Hoje, trago o volume três de Ultime Frontière, apresentando os irmãos e mercenários improváveis Jane e John, em um planeta com cenários de estética Faroeste. A dupla representa a lei em Erechim, último povoado que existe antes de regiões completamente inexploradas daquele mundo. Eles foram para lá, a pedido dos moradores locais, aterrorizados por Burton, um rico proprietário de terras, e seu bando de capangas. Como não poderia deixar de ser, devido à predileção de LEO por heroínas emblemáticas, a trama é mais focada em Jane, uma espécie de xerife durona e de temperamento explosivo que coloca ordem nas coisas com mão de ferro. Seu irmão, por não ter as pernas, vive atrelado a um tipo de cadeira de rodas super moderna que se adapta a seu corpo e lhe dá incrível mobilidade.

Contrastando com o modo bruto de operar de Jane, estão sua pouca idade, beleza, aparência frágil e relação de dependência que tem com a mãe. A protagonista de Ultime Frontière não hesita em ligar para sua progenitora, sempre que precisa de algo, pedindo favores a ela a todo instante. E mamãe está sempre lá para atender a seus caprichos e para enviar mensagens de cuidado à filha pelo telefone.

20170101_100356

Nessa terceira aventura da saga, o bando de Burton dará um jeito para se livrar temporariamente dos dois irmãos, que são capturados e enviados por trem a uma outra cidade, a quilômetros de distância de Erechim. Com a operação, pretendem fazer com que o prefeito do lugar pense que desertaram de seus postos. Enquanto estão no vilarejo de Amaranets, aguardando um helicóptero que os tire de lá, enviado e pilotado pela mãe coruja de Jane e John, há uma alusão a Os Mundos de Aldebaran. O nome dessa outra bem-sucedida franquia de Leo aparece com destaque no jornal que é lido pelo dono do hotel em que Jane e John passaram a noite. Esse detalhe não me passou despercebido!

20170101_102229

Assim que conseguirem sair dali, partirão em busca de uma caverna que Jane acha ser a solução para todos os mistérios que rodam a trama. Paralelamente a isso, fatos estranhos acontecem em Echerim. 

Com um desfecho surpreendente, esse sensacional tomo três de Ultime Frontière terá sua conclusão no quarto álbum da série, que encerrará a coleção.

Os desenhos da HQ tem a marca registrada de Icar Francard, desenhista que já havia trabalhado com Leo em Terres Lointaines. Tanto esse quadrinho, como Ultime Frontière, permanecem inéditos no Brasil. Uma verdadeira injustiça! E olha que as mesmas criaturas bizarras, de estrutura e aparência únicas, e paisagens extraterrestres deslumbrantes que caracterizam o trabalho de LEO desfilam pelas pranchas dessa excelente e envolvente leitura! Não tem motivo para não ser lançada em terras tupiniquins!

Obrigado ao Leo por ter enviado um exemplar autografado de um de seus mais recentes sucessos!

Por PH.

20170101_100312

20170101_100339

untitled-1

20161231_192840

 

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário