Cada vez, vou ficando mais fã de Tom Strong, herói criado por Alan Moore e Chris Sprouse, um personagem que começou a sair inicialmente pela America’s Best Comics e que caiu depois nas graças da DC Comics/Vertigo.
Esta grande figura dos quadrinhos, com capacidades intelectuais, físicas e de longevidade privilegiadas, tem algumas importantes companhias em suas aventuras. São elas: a esposa Dhalua, a filha Tesla, o robô Pneuman e o gorila falante, dono de um sotaque peculiar, King Solomon.
Fugindo bastante do estereótipo da maioria dos super-heróis que conhecemos, Strong mora em Millenium City e transita por diferentes universos.
Acaba de chegar às bancas brasileiras Tom Strong: Como surgiu Tom Stone, reprisando a origem de Strong, cujos pais chegaram a uma ilha misteriosa, após um acidente de navio. Só que essa realidade é alternativa, apresentando algumas alterações no passado, o que modificou completamente a história.
Ainda nessa graphic novel, acompanhe nosso herói em uma viagem até à Lua, em uma inacreditável jornada que teve direito até à ilustração de capa em homenagem a Hergé. Nela, Chris Sprouse e Karl Story fazem uma maravilhosa paródia à estampa de Tintin: Explorando a Lua. Na ilustração, Tintin deu lugar a Strong, o Capitão Haddock foi substituído por Tesla e Milu ganhou os contornos da linda Svetlana. E não é que esta última citada ficou incrivelmente parecida com Yoko Tsuno, criação de Roger Leloup, ex-assistente de Hergé?
Na assinatura do desenho, se lê: C.S. after Hergé (Chris Spouse, depois de Hergé).
Essa não é a primeira vez em que citações a Tintin e a seu idealizador aparecem em Tom Strong. A capa do número 9, de setembro de 2000, intitulado Terror Temple of Tayassal já diz tudo, no mesmo clima do famoso repórter de topete! Veja a fonte tipográfica que é usada para dar nome à HQ. É a mesma empregada nos títulos de Tintin! E tem aquele clima super arqueológico de algumas das tramas do corajoso e destemido jornalista belga, um explorador por natureza!
O quarto volume de Tom Strong reúne as edições 20, 21, 22, 23, 24 e 25 da série e possui 164 páginas. Custa R$ 24,90
Vale a pena conferir, ficar fissurado pelo Tom e colecioná-lo!
Por PH.