Quadrinhos

Desconstruindo Una é um impressionante relato sobre a violência sexual nos anos 1970

mat-una
Escrito por PH

mat-unaDesconstruindo Una é uma recentíssima graphic novel da Editora Nemo, extremamente contextualizada, que tem a violência sexual como pano de fundo para sua trama.

Trata-se de um forte testemunho em quadrinhos que retrata o momento em que as mulheres da época em que a história se desenrola começaram a serem ouvidas, lutando contra o silêncio da opinião pública, e a combater essa barbaridade, até então, aceita, não questionada e não punida. Assim, conseguiram fazer com que os responsáveis por esses crimes passassem a ser reconhecidos como os verdadeiros monstros que eram, segundo o olhar da sociedade.

Se passando nos anos 1970, o enredo da HQ volta aos sangrentos tempos em que Peter Sutcliffe, conhecido com o Estripador de Yorkshire, cometia diversos e bárbaros assassinatos na Inglaterra, acusado por matar pelo menos trinta mulheres e por ter tentado acabar com a vida de outras sete.

Os atos de Sutclife, que demorou a ser finalmente preso, mexeram com a rotina das adolescentes de Yorkshire, que foram orientadas a não irem mais a pé, sozinhas para a escola. O melhor seria que se dirigissem ao colégio, de ônibus, e sempre acompanhadas.

Em 1977, Una é uma jovem e ingênua garota de apenas 12 anos que gosta de tocar guitarra, enquanto o compacto com o hit Mull of Kintyre, de Paul McCartney, vendia mais de dois milhões de cópias, um verdadeiro feito para a indústria do disco de então. Eram os tempos do programa Top of the Pops, dos Sex Pistols, Punk, Ska, Rock denunciador e de um ambiente de medo, propagado por atos terroristas perpetrados pelo IRA, o Exército Republicano Irlandês, num período também dominado por greves, cortes de energia e distúrbios raciais. 

Em seu primeiro quadrinho, publicado originalmente em 2015 no exterior, Una conseguiu reunir tudo isso e muito mais, numa leitura absolutamente denunciadora, reveladora e surpreendente!

Desconstruindo Una deveria ser conferido por todos, homens e mulheres, para que ambos os sexos possam refletir sobre como baixar a cabeça diante de atrocidades pode ser desastroso e incrivelmente perigoso. A tragédia de Alepo, na Síria, está aí para provar como a obra de Una é extremamente atual, quando toda a humanidade e governantes de nações permanecem sem ação, diante de assassinatos cometidos contra inocentes, incluindo crianças! Lembre-se de que você também pode tornar-se um criminoso, simplesmente por ficar em silêncio!

Desconstruindo Una tem 208 páginas com uma estética e diagramação próprias, bem diferentes das encontradas na maioria das HQs. Possui formato de 17 x 24 cm, preço de R$ 49,80 e capa em brochura.

Simplesmente indispensável e um presente de Natal arrebatador!

Por PH.

una-capa

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário