Quadrinhos

Conferimos o álbum Paté Explosivo, de Maurice Tillieux, volume 12 do detetive Gil Jourdan

untitled-1
Escrito por PH

untitled-1E eis que resolvi ler uma BD que tinha aqui, de 1971, que já me convidava há anos para ser conferida.

Estou falando de Paté Explosivo, volume 12 da série Gil Jourdan, de autoria do mestre Maurice Tillieux, um dos roteiristas de Tif e Tondu, personagens que também ganharão matéria em breve no Tujaviu.

Essa HQ da DUPUIS tem várias histórias e começa com uma aventura que dá nome ao álbum.

Em Paté Explosivo, de 1971, o detetive Gil Jourdan faz uma enquete sobre estranhas explosões que acontecem na propriedade do Doutor Fourgue. Ele entra clandestinamente no lugar e se depara com estranhos robôs de quatro pernas que se desintegram sem explicação. Jourdan consegue fugir dali, mas é golpeado na cabeça por um misterioso personagem, que usa curiosa uma máscara de ferro. Depois, o investigador e seu ajudante Libellule retornam à mansão, disfarçados de funcionários da empresa de gás. Eles descobrem que os bizarros acontecimentos são o resultado de uma pasta que Fourgue criou e que ao ser ingerida, pode ser explodida à distância. Gil e Libellule nem tem tempo para comemorar a revelação, pois acabam sendo capturados pelo mascarado, juntamente com o Doutor Fourgue.

La Guerre en Caleçon, criada em 1966, traz Jourdan, Libellule e o Inspetor Crouton em uma país da América do Sul que está em guerra. Eles estão lá, a pedido do governo local, para impedir que espiões se apossem de um armamento bastante moderno.

La poursuite (1963) e La Bouteille encerram essa HQ, cujo traço é um belo exemplo da Escola de Marcinelle, uma espécie de estilo rival da Linha Clara de Hergé, mas que possui muitos pontos em comum com ela.

Gil Jourdan nunca teve um quadrinho sequer editado no Brasil! Saiu até nos Estados Unidos, pela Fantagraphics Books, mas não veio para cá! Uma lástima!

Por PH.

14907597_568856773302994_5497676539498555029_n

gil-jourdan-12-patee-explosive-dupuis-broche-eo-1971-40-euros

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário