Nesta semana, na Livraria Cultura, dei de cara com um quadrinho muito legal de Gabriel Mourão e Olavo Costa. Trata-se de mais uma HQ com a marca da SESI-SP, a mesma que publica Spirou no Brasil.
Apesar de ainda não ter lido Paraíba, peguei a sua sinopse no site do editor e fiz questão de postá-la aqui. ´
É o tipo de álbum que é a cara do Tujaviu.
Fernando finge que fuma para ter uma desculpa para descer do escritório e ganhar algum tempo ao ar livre. No térreo do prédio em que trabalha, encontra Bruno, um antigo colega dos tempos de escola, por quem sente uma mal disfarçada inveja. Como o amigo consegue estar sempre tão à vontade? Conversam sobre a vida e sobre um projeto semiabandonado de Fernando: deixar São Paulo e se mudar para João Pessoa. Em meio à conversa, Bruno acaba lhe apresentando Laura, uma jovem atriz em quem Fernando projeta tudo o que gostaria de ser: artista, livre e deslocada, no bom sentido.
O livro narra o relacionamento dos dois, através da intercalação de diferentes tempos e espaços, confrontando suas experiências de vida totalmente díspares e suas angústias. Ainda assim, essas características aparentemente opostas conseguem ser muito semelhantes, a ponto da dupla construir planos para fugir de São Paulo para a Paraíba, deixando para trás o trabalho, as restrições e a vida.
Paraíba tem 64 páginas, capa em brochura, formato de 21 x 28,8 cm e preço de R$ 32,00.
Por PH.