Enquanto os Jogos Paralímpicos seguem no Rio de Janeiro, conferi um lançamento da Editora Nemo que me chamou atenção.
Craftando é uma HQ não oficial de Minecraf, um jogo eletrônico, criado pelo sueco Markus “Notch” Persson (Notch), que permite que blocos que são a base desse universo sejam usados para construir.
Realizado pelo canadense Alex Diochon, possui um estilo que ameniza profundamente os ângulos retos que dominam a cena do Minecraft original. Seu traço lembra ligeiramente o do desenhista Émile Bravo.
Talvez, pela origem de seu autor, o visual deste quadrinho seja profundamente inspirado no que se vê atualmente no mundo da banda desenhada franco-belga. Há uma grande influência da BD europeia no trabalho de diversos artistas deste país da América do Norte.
Uma peculiaridade da graphic novel é o fato dela não ter texto algum, fazendo com que sua ação seja frenética.
O protagonista de Craftando é um garotinho que mora sozinho em Minecraft e que vai à superfície, onde enfrentará o perigo durante o anoitecer.
Como num game, o herói vai acumulando elementos que facilitam sua luta contra zumbis, monstros, esqueletos e todo tipo de inimigos, descobrindo passagens secretas que o fazem avançar e escapar de seus perseguidores.
Mas o garoto não pega apenas cubos, partes de seu uniforme e comida por onde passa. Quando o herói se encontra dentro de uma biblioteca, o leitor terá uma agradável surpresa!
Craftando tem formato de 17 x 24 cm, capa em brochura e preço de R$ 24,90.
Por PH.