Quadrinhos

“A Turma Ganha Terreno” em clássico quadrinho de Jean Roba, o mesmo autor de Boule & Bill

Escrito por PH

fgfgg3Tudo começou na revista Spirou, em 1957, onde o publicitário e desenhista Jean Roba iniciou sua carreira ligada às HQs. Enquanto esteve por lá, chegou a colaborar com Franquin, um dos artistas que deu vida ao groom com roupa vermelha, famoso ícone dos quadrinhos belgas.

Em 1959, Roba decidiu criar Boule e Bill, junto com Maurice Rosy. Contando as aventuras de um garoto e seu cão, sua ideia logo se tornaria uma série muito popular na Europa. Ela foi baseada no próprio filho de Roba e em seu cachorro da raça Cocker.

Entre 1962 e 1975, Roba se dedicaria a uma outra franquia da BD, iniciada por Jo-El Azara (Taka Takata), conhecida como La Ribambelle (A Turma). A coleção teve um total de seis álbuns, entre 1965 e 1984, contando com roteiros do próprio Roba e de Vicq, Marurice Tillieux e Yvan Delporte. Devido ao êxito de Boule e Bill, este trabalho foi interrompido.

Hoje, trago um raro exemplar em português de A Turma, intitulado A Turma Ganha Terreno (La Ribambelle gagne du Terrain). Esta preciosidade foi milagrosamente editada em terras lusitanas, através da extinta Editorial Íbis. Foi dela que tirei as imagens que ilustram a matéria. O volume foi impresso em capa dura e é datado dos anos 1960.

Untifgfgfgtled-4

Para quem não conhece, La Ribambelle é formada por uma galerinha da pesada. Entre os seus personagens, estão: Licas, Geraldine, Dizzy, Archibald, e dois japonesinhos, de nome Atchi e Atcha. Na trama da HQ, há também um adulto, o mordomo escocês James, que trabalha para Archibald. De vez em quando, James dá uma força ao grupo, sempre que nossos amigos enfrentam os terríveis Caimans, um trio liderado por Tatane e que inclui Rodolphe e Alphonse. Este bando rival está sempre desejando tomar conta do espaço conquistado pela Turma.

A partir de 2011, o projeto foi retomado pela Dargaud, que publicou La Ribambelle reprend du service. Em 2012, foi a vez de La Ribambelle au Japon. As duas edições tem texto de Zidrou e desenhos de Jean-Marc Krings.

Por PH.
fdf

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário