Quadrinhos

Volume 6 de Jonathan, “Douniacha, Há Quanto Tempo….”, chega ao jornaleiro português

Escrito por PH

ghghNo último dia primeiro de junho, numa quarta-feira, como é sempre feita a entrega regular dos álbuns da nova Coleção ASA Público de Jonathan, saiu o sexto volume, intitulado Douniacha, Há Quanto Tempo….

A história foi editada em capítulos na revista belga Tintin em 1979, sendo publicada em capítulos entre outubro deste mesmo ano e março de 1980 na revista Tintin lusitana, com o título de Douniacha, Há Muito Tempo Atrás, sem ter direito a nenhum tipo de republicação em Portugal durante 36 anos.

Neste quadrinho, Jonathan continua a vagar pelo Himalaia. Desta vez, vai parar numa região remota do Tibete, próxima da fronteira com a China. Drolma, a jovem tibetana que o acompanha, sonhou que numa pequena aldeia chinesa há um europeu doente que lhes pede socorro. Sem hesitar, ambos se dispõem a ajudar o desconhecido e, após uma arriscada incursão em território chinês, acabam por localizá-lo. Que fará um cidadão russo naquele fim de mundo? E como ajudá-lo a regressar a seu país de origem, sem serem capturados pelo exército chinês?

Jonathan é uma série em quadrinhos, criada pelo suíço Cosey, bem mais intimista do que aquelas com as quais conviveu no passado. Ela é carregada de sentimento, de esoterismo, de interrogações e exotismo, revelando as experiências em viagens e gosto pela arte do autor, como se tivesse feito um relato quase autobiográfico.

A saga se passa no gelado Himalaia, bem nos confins do Nepal e do Tibete, onde Jonathan vaga em busca da sua memória. Fugido de uma clínica psiquiátrica, onde esteve internado três meses, ele não tem qualquer recordação do seu passado. Sente apenas uma força interior que o impele rumo ao Tibete e que, à medida que o faz se aproximar do Himalaia, lhe vai dando cada vez mais a certeza de que o seu destino está intimamente ligado ao de seus habitantes.

Até agora, foram publicados: Lembra-te Jonathan… (1975), E a Montanha Cantará para Ti (1976), Descalça sobre os rododendros (1977), O Berço do Bodisatva (1978), O Espaço Azul Entre as Nuvens (1978) e este Douniacha, Há Quanto Tempo… (1979). Os próximos títulos serão: Kate (1980), Neal e Sylvester (1982), Atsuko (2011) e Aquela que Foi (2013).

A venda dos quadrinhos teve início no dia 27 de abril e se encerra em 29 de junho. Cada HQ tem o preço camarada de 5,50€.

Por PH.

Fonte: bandasdesenhadas.com

jonathan6

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário