Um novo álbum álbum da série “Le Spirou de” está à disposição do leitor nas livrarias francesas, belgas e suíças. Esta coleção paralela aos volumes regulares do personagem não veio ainda para o Brasil, mas nós já a acompanhamos desde que saiu. Nomes como Yoann, Frank Le Gall, Émile Bravo, Olivier Schwartz, Parme e Tarrin já emprestaram seu traço em releituras que podem ser comparadas às Graphic MSP nacionais de Mauricio de Sousa. Assim, cada artista tem a missão de desenhar Spirou, segundo seu ponto de vista, sem se preocupar em emular traços de desenhistas clássicos e anteriores à novidade. Cada aventura tem um estilo completamente diferente da outra, exceto nos casos em que se repete o autor.
Desta vez, é chegada a vez de Benoît Feroumont, com cores de Christelle Coopman, deixar sua marca na história Fantásio se marie (Fantásio se casa).
Apesar da HQ se apresentar como uma aventura de Spirou, e citar Fantásio no título, ela possui como figura central da narrativa a jornalista Seccotine, criada em 1953 por Franquin para La Corne de Rhinocérons.
Na trama do quadrinho, Fantásio anuncia a Spirou que vai se casar com Clothilde Gallantine, filha de uma famosa dona de editora de revistas sobre moda. Quando a jovem é apresentada a Spirou no escritório de sua mãe, um valioso colar é roubado bem debaixo dos narizes da dupla, que já não é mais tão eficaz quanto antes. O problema é que um de seus conhecidos membros está perdidamente apaixonado e não enxerga mais nada além de sua amada. Quando Seccotine fica sabendo do casamento, se candidata à vaga de Fantásio no jornal em que este que trabalhava até então. Spirou e sua nova colega tentarão desvendar o mistério do roubo, ligado a uma ladra desconhecida, o que poderá fazer com que o groom seja confrontado a inconvenientes lembranças do passado. Trata-se de uma narrativa cheia de reviravoltas, humor e muitas emoções, na qual Spirou, ajudado por uma nova parceira, estará completamente cercado pelas nuances do universo feminino. É, com certeza, algo nunca visto antes na série.
A HQ parece ter duas opções de capa dura, formato de 24 x 32 cm, 68 páginas coloridas e em preto & branco e preço de 14,50 €. A publicação saiu no dia 10 de junho de 2016 e já está devidamente encomendada.
A arte de Benoît Feroumont é bastande descolada e moderninha! Gostei, apesar do traço do Fantásio o ter descaracterizado um pouco!
Por PH, a partir de texto fornecido pelo editor.
Imagens : © DUPUIS / Benoît Feroumont
Que bacana vamos conferir assim que chegar no site tujaviu!!
Hmmm.. na capa, aparentemente, o artista caprichou mais do que no miolo. Fora que achei o fato de a paixão inutilizar o cérebro de alguém, exagerado. Opiniões de quem, mesmo não tendo lido, não dispensaria a leitura, se pudesse.
Estarei lendo em breve a BD e contarei aqui o que achei. Obrigado por comentar.