Em 1994, Asterix completava 35 anos de existência. Aproveitando o simbolismo desta data histórica, Les Éditions Albert René publicaram uma edição extraordinária em tamanho gigante, com exatamente 35 cm de altura e 48 páginas, intitulada Astérix Journal Exceptionnel – Ça c’est un anniversaire (Asterix Jornal Excepcional – Este é um aniversário). A publicação fazia uma justa e bela homenagem aos gauleses mais famosos dos quadrinhos franco-belgas, mostrados ao mundo, pela primeira vez em 1959, no Jornal Pilote.
Um belo dia, Papai do Céu me ajudou e eu dei de cara com um exemplar desta raridade na estilosa banca/sebo A Cena Muda, em Ipanema. Foi um acontecimento, já que este tipo de revista deve ter chegado em mínimas quantidades ao Brasil! Na época, confesso que não a achei nos jornaleiros cariocas!
Partindo do começo desta edição, com mais de 30 páginas de quadrinhos, e logo após a uma rápida apresentação de Goscinny e Uderzo, o leitor é convidado a conferir o seu conteúdo, incluindo: L’Inédit Avant J.C., La naissance d’Astérix – Origines: Pilote Mâtin, Quel journal ! Astérix, l’historique – Document: 4ème anniversaire. Les secrets d’Astérix… & de ses papas – Les décennies Astérix: Des années 60 à aujourd’hui, Astérix à la ” une ” de l’actualité – Le musée d’Astérix : Astérix sort de ses albums…- pôster enorme com todos os heróis que desfilaram por cerca de 29 álbuns de Asterix, reunindo 120 personagens – Homenagens: Os mais famosos nomes das HQs europeias desenham Asterix a seu modo – Les grands frères d’Astérix: Ils sont nés juste avant… e Luc Junior – Benjamin & Benjamine. No final, Humpá-Pá aparece gloriosamente em prancha de Sur Le Sentier de la Guerre.
Imperdível!
PH.
Esse exemplar e uma raridade para quem deseja colecionar.Parabéns!!