Quadrinhos

Da série de posts “Álbuns da Editorial Íbis que marcaram época”, resgatamos Michel Vaillat: A Honra do Samurai

Escrito por PH

mat bonMichel Vaillant é uma criação do desenhista Jean Graton. Entre os anos 1960 e 1980, o piloto se transformou em um dos principais personagens das HQs franco-belgas. As automobilísticas aventuras de Michel fizeram então a cabeça dos europeus no passado, através de histórias que froram publicadas no Jornal Tintin e em diversos álbuns. Suas narrativas o colocavam essencialmente em meio a pilotos famosos e dentro de conhecidos circuitos de corrida pelo mundo.

Mais recentemente, em 2012, o herói ganhou nova série, numa associação de Éditions Dupuis e Graton Éditeur. Essas histórias são mais adultas, revelando problemas familiares do clã Vaillant. O texto do quadrinho é escrito por Philippe Gratron, filho de Jean Graton, e Denis Lapière. A arte ficou a cargo de Marc Bourgne e Benjamim Benéteau.

O problema desta repaginada está no fato de ter modernizado demais o desenho de Michel Vaillant, que perdeu o charme de seu traço original. Como ponto positivo, outros fãs, não necessariamente fãs de velocidade, foram convidados a ler argumentos que trazem uma carga emocional mais forte e que fogem um pouco do mundo das corridas.

Bem do começo da saga, quando a franquia era essencialmente veloz e cheia de aventuras, citamos A Honra do Samurai, de 1966, 10º tomo da primeira coleção. O volume chegou a ser editado pela portuguesa Editorial Íbis, em 1969. Nele, tudo gira em torno de um revolucionário protótipo da Fórmula 1 que leva a marca dos Vaillant. Do projeto, que tem o objetivo de tornar Michel campeão do mundo, apenas seis unidades são fabricadas. Uma delas seria destinada a um jovem piloto japonês. Mas na última hora, o pai de Michel, Henri Vaillant, quebra o contrato entre Jean-Pierre e Yoshisa, impedindo que o oriental tenha acesso ao carro. O condutor se sente ultrajado e promete derrotar os Vaillant ou largar definitivamente as pistas, o que seria o mesmo que um suicídio para ele! Neste episódio, o tradicional Código de Honra Japonês poderá ser invocado.

Por curiosidade, o Vaillante GT-X1 de L’Honneur du Samourai foi a 16ª entrega da coleção Os automóveis de Michel Vaillant, distribuída nos jornaleiros lusitanos em 2012. O Lotus-Honda de Yori Yoshisa, que aparece nas páginas desta HQ, existiu de verdade!

Abaixo, veja a capa da HQ em português e a estampa de uma edição mais recente em francês de A Honra do Samurai.

Por PH.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

rediiii

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário