Lançada no Brasil pela Editora Intrínseca, a série O Árabe do Futuro é um dos maiores sucessos atuais do quadrinho francês. Ela mostra as enormes diferenças entre o Oriente cristão e o Oriente muçulmano, através do olhar do escritor Riad Sattouf. Ele resolveu contar como foi sua infância, divida entre a França e o Oriente Médio. No primeiro volume, a saga acontece entre 1978 e 1984, dando uma aula sobre história, cultura árabe e política. No segundo tomo da franquia, já publicado no país, a narrativa continua com toda força.
Depois de deixar a França e viver com seus pais na Líbia e na Síria, com direito a um breve retorno à Paris, em O Árabe do Futuro 1, o pequeno Riad está de volta à Síria, terra de seu progenitor. Tudo se passa entre 1984 e 1985. Desta vez, suas lembranças de infância focam mais em seus momentos na escola, onde os alunos convivem com um comportamento extremamente brutal dos professores. Invariavelmente, as crianças dos colégios sírios acabam com suas palmas das mãos feridas, de tanto receberem golpes de bastão no membro. Isso, quando não são erguidas pelos cabelos, penduradas e jogadas violentamente de volta à suas cadeiras. Como se não bastasse tudo isso, não há variedade de itens nos supermercados e produtos eletrodomésticos, como vídeo-cassete e máquina de lavar roupas, entram de forma contrabandeada no país.
Na página 149, Riad resolve explorar seus álbuns de Tintin, aproveitando que sua mãe o está ensinando a ler em francês. A reação do garoto ao herói não poderia ser mais forte. Ele chega a tampar os ouvidos para melhor escutar a voz que ele imagina proceder dos balões do quadrinho. O nome Capitão Haddock parece ser a primeira coisa que faz sentido para o menino, ainda tentando juntar as sílabas para formar palavras. O álbum de Tintin que chama tanta atenção de Riad é O Caranguejo das Tenazes de Ouro, conforme mostro nas fotos abaixo. Trata-se de uma bela homenagem de Riad Sattouf à maior de todas as figuras do quadrinho franco-belga!
A edição em português de Árabe do Futuro 2 tem capa em brochura, formato de 23,8 x 17 x 1,4 cm, peso de 340 g e preço de R$ 29,90 na amazon.com.br. Já havia lido o original em francês no ano passado. As diferenças em realaçao à versão importada são poucas. Como aqui, optaram por papel de gramatura menor, o livro brasileiro ficou um pouco mais fino.
E vem aí O Árabe do Futuro 3, provavelmente em nossa língua. Deve estar vendendo bem!
Por PH.
Imagens : © ALLARY / Riad Sattouf / Intrínseca.
Incrível vai conquistar muitos leitores.