Quadrinhos

Na série “HQs Esquecidas”, resgatamos as aventuras aéreas de Gil Sinclair, de Walli e Bom

Escrito por PH

DSC02006-1024x768Se você aprecia temas como Segunda Guerra Mundial e combates aéreos, gostará de saber que existe um quadrinho belga que transita muito bem por estes dois universos. Estamos falando de Gil Sinclair, personagem criado por Walli e Bom. Infelizmente, a HQ nunca teve tradução para o português, mas não é por isso que vamos deixar de falar nela.

Sinclair é um francês, naturalizado americano, que é piloto da Força Aérea dos Estados Unidos. Suas aventuras apresentam aquela marca inconfundível da banda desenhada franco belga. Nosso herói ostenta até um certo topete, talvez inspirado no de Tintin ou de Spirou. Sinclair tem como melhor amigo, Flint Bottleneck. Os dois participam de missões arriscadas nos céus do Oceano Pacífico, Europa e Egito.

mat

A saga de Gil Sinclair se encerrou em 1994, com o álbum Le Murmure de Berlim. Antes deste, foram publicados: L’Ile Truquée (1990), Le Carnet Rouge (1991) e Mission Nid d’Aigle (1993). Com relação aos autores da obra, o desenhista Walli (André Van Der Elst) veio ao mundo, em 1952, na cidade de Bruxelas, onde trabalhou para o extinto Jornal Tintin e para as Editions du Lombard. O roteirista Bom (Michel de Bom) nasceu em Uccle, na Bélgica, e começou sua carreira em Publicidade. Junto com Sydney, criou Julie, Claire e Cécile, série que passa de 20 títulos. Os dois artistas já desenharam HQs Modeste e Pompom (1981-1988), franquia que já teve o traço de André Franquin, um dos mais populares desenhistas de Spirou. Walli e Bom também imprimiram sua marca à Clorofila (1984-1988).

fggfg1

Para ilustrar o que vem a ser Gil Sinclair, publicamos algumas fotos que tiramos do primeiro e segundo volumes, os únicos que tenho na coleção. Em L’Ile Truquée (Prêmio de Melhor Álbum Humorístico Bedesup de 1991), o avião dos dois amigos cai na selva da Birmânia. Eles não se ferem no acidente, mas esperam por um ataque terrestre iminente de japoneses que os cercam, protegidos pela escuridão da noite. Surpreendentemente, os pilotos vão parar em Parlony, uma cidade construída no meio da floresta, reproduzindo Londres e Nova York com perfeição.

DSC02003

DSC02007

Já em Le Carnet Rouge, Gil e Flint irão ao Cairo, no Egito, onde enfrentarão emboscadas, atentados, traições e tempestades de areia. O que está em jogo é um misterioso caderno vermelho cobiçado pelos nazistas. Gil Sinclair é uma leitura divertida, que traz ótimas referências geográficas e arte muito detalhada. Incríveis aviões antigos que são minuciosamente retratados por Walli. O texto de Bom, apesar de ser ficcional, situa a narrativa em um contexto histórico real.

DSC02018

DSC02024

Por PH.

Gil Sinclair © Le Lombard / Walli / Michel de Bom.

Tous droits réservés

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

4 Comentários

Deixe seu comentário