Placas Tectônicas (La Tectonique de Plaques) é um quadrinho francês super estiloso da Editora Nemo que está chegando às livrarias. Sua história é adulta e toca na questão da separação, do ponto de vista feminino. A obra é autobiográfica e mostra um momento de vida conturbado de Margaux Motin, mulher, filha, ilustradora e mãe.
Trata-se de uma divertida graphic novel, cheia de frases famosas e de trechos de músicas. No meio da narrativa, identifiquei a letra de uma de minhas canções preferidas: Our House, do Madness (1982). “Our House, in the middle of the street” foi o pedacinho do hit que me fez literalmente voltar no tempo. Em relação à questão de musicais, também estão lá: ABBA, Cindy Lauper, Jane Birkin e John Lennon.
Além de usar sonoras e poderosas referências a bandas e cantores, a autora também lembra de Guerra nas Estrelas, aparece nua em uma engraçada cena de banheiro, abusa de palavrões que combinam incrivelmente com o excelente roteiro e introduz belíssimas fotos misturadas a desenhos.
Tudo é distribuído por 256 pranchas com diagramação moderna e ausência de quadros bem definidos, como acontece na maioria das HQs. O livro tem capa em brochura, formato de 17 x 24 cm e preço de R$ 59,90.
Resumindo, é aos 35 anos que Margaux resolve contar o que aconteceu após o fim de seu casamento, período em que ela entrou numa espécie de síndrome adolescente que a fez se sentir como se tivesse 14 anos. Nesta nova e estranha fase de vida, as relações com amigas, mãe e filha mudaram completamente. Para piorar ou melhorar as coisas, uma nova paixão estava a caminho!
Margaux Motin é conhecida pelo seu humor direto, muitas vezes rude, e sem meias palavras. Ela também é autora de J’aurais adoré être ethnologue e de La Théorie de la contorsion. Placas Tectônicas é sua estreia no Brasil e leitura adulta aprovadíssima pelo Tujaviu!
Por PH.
Imagens: Editora Nemo / Editions Délcourt / Margaux Motin.
Obrigada ao site PH Tujaviu. São tantas novidades que fica difícil escolher a proxíma leitura!!!