Quadrinhos

Os Piratas do Silêncio, o álbum de Spirou anunciado no Brasil e que jamais foi publicado

Escrito por PH

20151108_112701Durante os anos 1970, a extinta Editora Vecchi editou quatro aventuras de Spirou, um dos mais famosos personagens do quadrinho franco-belga, que passou a ser chamado de Xará no Brasil. Dois desses lançamentos foram feitos através do formato gibi, enquanto O visitante da Pré-História e Uma Mina dos Gorilas saíram como álbuns em brochura. Nesta última história, foi anunciado um quinto tomo do personagem que jamais saiu do prelo. Tratava-se de Os Piratas do Silêncio, presente em foto de capa na penúltima página da HQ.

Neste quadrinho, Spirou, Fantásio, SpipMarsupilami vão parar em Incognito City, uma cidade só para milionários, na qual é proibido tirar fotografias e onde todos os passos de jornalistas são vigiados. Por causa dos animais que os acompanham na jornada, só conseguem abrigo na casa de um idoso. Nossos heróis descobrem então que um mirabolante assalto ao vilarejo está sendo tramado. O mentor da ação é um playboy local que eles acabam por desmascarar, graças à ajuda do Marsupilami. Estranhamente, o Conde de Champignac, velho amigo da dupla, parece estar de alguma forma envolvido na trama.

O álbum foi realizado por Franquin (arte) e Rosy (roteiro), tendo sido editado primeiramente na revista Spirou (entre os números 916 a 940), de 3 de novembro de 1955 a 19 de maio de 1956. O volume incluiu ainda O Quick Super, uma história curta de Franquin que circulou em 1955, girando em torno de estranhos roubos de automóveis de uma determinada marca, acontecidos assim que os veículos saem das lojas. A publicação contou igualmente com a ajuda de Will (Tif et Tondu, Isabelle e outras), que desenha os cenários da história.

Não seria ótimo que Os Piratas do Silêncio tivesse sido realmente publicado por aqui? Anos depois, em 2007, o volume chegou em Portugal pela parceria ASA/Público.

Por PH.

20151108_112632

20151108_112553

Untitled-1

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

  • A editora Dupuis planeja em França, na Primavera de 2015, a criação de um parque de lazer sobre o tema Spirou e outros personagens da revista Spirou como Gaston e Michel Vaillant. Este projecto está avaliado em 75 milhões de euros. Jean-Patrick Demonsang, um dos patrocinadores do projeto, tem um contrato de licença . O parque seria criado no Vaucluse.Procede essa informação Tujaviu.

Deixe seu comentário