Muitos não sabem, mas os famosos Smurfs chegaram ao Brasil com outro nome, bem mais próximo da maneira pela qual são conhecidos na Bélgica. Em seu país de origem, eles são chamados de Les Schtroumpfs. Imitando esta sonoridade, eles ganharam a denominação de Strunfs em terras tupiniquins. Foi assim que, em 1975, estes míticos seres azulados desembarcaram por aqui, graças à extinta Editora Vecchi. O começo nacional dos Strunfs se deu através de álbuns e de uma série mensal de gibis.
Revirando o acervo, descobrimos alguns exemplares da antiga coleção, em formatinho, incluindo seu primeiro volume. Nesta rara HQ, segundo texto tirado da introdução da publicação, “o Grande Strunf resolve strunfar no mato, à procura de ervas medicinais para seu laboratório. Em sua ausência, os Strunfs se strunfam para decidir em uma grande votação, quem será seu novo líder. O vencedor da disputa se torna o Strunfíssimo”.
Para quem não conhece a história de nossos queridos heróis, os Strunfs foram criados pelo desenhista belga Peyo. Eles apareceram pela primeira vez, em 1958, numa aventura de Johan et Pirlouit. A história se chamou La flûte à six trous (A Flauta de 6 Buracos) e foi editada no semanário Spirou. Em 1959, passaram a ter suas próprias edições cartonadas. Foi na década de 1980, entretanto, que os Strunfs se popularizaram bastante, graças à uma série em desenhos animados produzidos pela Hanna-Barbera Productions. Esta saudosa empresa americana de animações achou que o nome Smurfs soaria bem melhor do que Schtroumpfs, já que o novo programa seria exibido em todo o mundo. A ideia pegou e fez com que os rebatizados Smurfs ganhassem o planeta. Em 2011, os azulões tiveram seu primeiro filme feito por computador e repetiram a dose em 2013.
Para ilustrar o post, fotografamos as capas das cinco raras edições da Vecchi que possuímos e ainda aproveitamos para registrá-las para o Instagram, junto a colecionáveis articulados de 10 cm de altura que foram conseguidos numa promoção de lanches do Mc Donald’s londrino.
Eu não lembrava desses gibis aqui no Brasil tujaviu.Eu estava pesquisando e descobri que os Smurfs foram vistos pela primeira vez na televisão belga em uma série de curta animação, feito pela TVA nos estúdio de Charles Dupuis.Eles prosseguiram as suas aventuras e estão hoje na expectativa de um brilhante futuro e até mesmo mais emocionante, prontos para assumir novos desafios.
Gostaria de saber o que os belgas strunfam a respeito do desenho strunfado "Os Smurfs". Será que acham uma strunf?
Acho que eles não tem nada contra esta produção de Hanna-Barbera, até pelo fato do nome por lá ter se mantido como Schtroumpfs. Isto é uma opinião minha! Imagino que tenham bastante carinho pelo desenho feito lá. Procure por Les Aventures des Schtroumpfs, um filme de animação de 1965, feito por Eddy Ryssack et Maurice Rosy. Para a TV, foi dividido em cinco partes. Foi produzido por TVA Dupuis. Abraço.