Quadrinhos

Próxima aventura de January Jones levará a personagem criada por Eric Heuvel para a Ásia

Escrito por PH

Untitled-1E aguarda-se para breve, mais uma aventura de January Jones, personagem feminina que encarna o espírito de Tintin, através de em um expressivo estilo Linha Clara. Recebi de Eric Heuvel, desenhista holandês da saga, uma imagem promocional, também disponibilizada na timeline do Facebook da EPPO-magazine. A ilustração foi feita para uma revista que faz a publicação antecipada da história, em capítulos.

Tenho conversado bastante com o artista, que aproveitou para revelar que essa nova epopeia de January se passará na Ásia, local ainda não visitado por ela. Esperada para o verão europeu de 2016, essa será a oitava HQ da corajosa piloto de aviões. Antes desta narrativa, Heuvel a tinha enviado à extinta União Soviética, em O cadáver de Lenin (Het lijk van Lenin). Ambos os títulos ainda deverão ganhar edições em francês pela BD Must, editora que já publicou seis volumes de January Jones, chamada carinhosamente de JJ por Heuvel.

Nesta oitava trama da saga, Jones passa problemas financeiros e o seu avião, o DeHavilland Comet, está avariado. Estes fatores estão impedindo com que JJ faça apresentações aéreas nos Estados Unidos. JJ e Rick então aceitam o convite de alguém na China, que poderá resolver a situação, e rumam para o Oriente. Segundo Eric, o argumento é uma homenagem a Tintin: O Lótus Azul e terá momentos em que Jones viaja de barco pelo Oceano Pacífico.

Em relação à heroína, January Jones foi criada em 1986, por Eric, em parceria com o roteirista Martin Lodewijk, tendo recebido os nomes de Jennifer Jones e Jenny Jones. Esta loura clássica é super destemida e enfrenta muitos perigos, ao redor do mundo, durante o final da década de 1930. Tudo é conduzido por um texto ágil e cheio de mistérios, recheado de dados geográficos e figuras históricas.

Na França, há bastante tempo, foram editados dois títulos de Jones pelas Edições Glénat: Le Crâne de Mkwawa (1991) e Le Trésor du Roi Salomon (1993). Além deste, saiu um outro pelo selo Milan, intitulado Course contre la mort (1987). Este último chegou a ser traduzido para o português e publicado pela ASA, em Portugal, com o título de Corrida contra a morte.

Esperamos que muitas histórias de JJ cheguem, um dia, ao Brasil!

Por PH.

12204931_907535659341422_358706255_n (1)

 

Por PH.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

  • Que ótima noticia! A grande obra de Eric Heuvel é uma homenagem ao estilo clássico de Hergé e Martin Lodewijk,a histórias de January Jones ocorreu no final dos anos 30 e início dos anos 40.Retornando esse ano após 25 anos de ausêncial.

  • Ah, mas vão chegar ao Brasil, sim! Tão logo eu acerte com uma conhecida que mora na Alemanha, caso ela vá pra Espanha… Aí eu compro as edições da Netcom da Jenny.
    O curioso é que o Heuvel já é conhecido aqui, pelos álbuns Segredo de Família e A Busca, publicados éla Cia. Das Letras. Perguntei, via site, se a editora iria lançar a JJ no Brasil. Aguardo a resposta deles há uns cinco anos.

Deixe seu comentário