Louco: Fuga, a mais nova Graphic MSP, traz as aventuras de uma das mais malucas figuras dos quadrinhos e do universo de Mauricio de Sousa! O seu nome é Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, cujas iniciais formam a palavra Louco, a forma pela qual ele é conhecido.
Nosso herói vive em pleno delírio e fugindo dos metálicos Guardiães do Silêncio, obcecado pela ideia de encontrar e libertar um misterioso pássaro. Realidade? Sonho? Insanidade? Ou seria tudo a mesma coisa? Ao desfilar pelo impossível, em meio a cenários deslumbrantes e a uma diagramação nada convencional, ele encontra Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali e cruza histórias de outros personagens que já foram tema de Graphics MSP.
Tudo é desenhado de maneira absolutamente espetacular e atípica por Rogério Coelho, desenhista paulista que foi bastante influenciado por Manara, Moebius, Liberatore, Dave McKean e Bill Sienkiewicz. Impregnando Louco de todo o nonsense e surrealismo que ele merece, Rogério transforma cada quadrinho em uma verdadeira obra de arte. A leitrua só não é mais rápida, pois paramos o tempo todo para apreciar cada uma das belas cenas da trama, completadas pelas deslumbrantes cores do próprio Rogério e de Francis Ortolan. Encontrará este doido de carteirinha a chave que procura para abrir a gaiola de sua vida?
Louco, que bem poderiamos chamar de uma epécie de maluco beleza, foi criado em 1973 por Marcio Araujo, irmão de Mauricio, inspirado na figura do desenhista Sidney Salustre. Sua primeira aparição aconteceu na revista Cebolinha, da Abril, no ano de de 1973. Nesses primórdios, Louco vivia fugindo do hospício, para perturbar a vida do Cebola, mas acabava sempre reconduzido em uma camisa de força ao lugar.
Louco possui formato de 19 x 27,5 cm. Em sua versão cartonada, justamente a que li, a novidade sai a R$ 31,90. O posfácio da obra foi feito pelo jornalista Alexandre Inaki, autor do blog Pensar Enlouquece, Pense Nisso.
Por PH.
A capa impressiona pela qualidade e beleza. Uma verdadeira obra prima.Obrigada Tujaviu por compartilhar essa maravilha..