Um belíssimo desenho animado me chamou atenção, assim que vi seu trailer antecedendo As Férias do Pequeno Nicolau. Falo do terceiro e último filme da trilogia Kirikou, Kiriku, os homens e as mulheres (Kirikou et les hommes et les femmes). Desta vez, o pequeno herói é chamado para salvar sua aldeia de perigos sobrenaturais e humanos, o que ele faz com muita astúcia e humor, além de uma certa ingenuidade sobre o mundo. Contado pelo seu avô, o Homem Sábio que vive na Montanha Proibida, o filme entrelaça uma coleção de fábulas, misturando narrativa tradicional e mitologia com pedaços de humor e sagacidade. Como curiosidade, os personagens da aventura aparecem todos nus ou parcialmente sem roupa na tela. É preciso que se diga, neste caso, que não há maldade alguma no fato, em se tratando de nativos que possuem o costume de viver como nasceram.
Com direção de Michel Ocelot, o longa tem roteiro do prório Michel Ocelot e também de Bénédicte Galup, Cendrine Maubourguet e Susie Morgenstern. A produção é de Jacques Bled, Didier Brunner e Ivan Rouvreure. A edição coube a Patrick Ducruet.
São 88 minutos de lindas imagens que mostram o melhor do continente africano, em cenas com muita música e dança.
Kiriku, os homens e as mulheres foi indicado ao prêmio de Melhor Filme de Animação – César 2013, tendo sido bastante elogiado pelas revistas The Holywood Reporter e Positif.
O filme foi lançado originalmente em 2012 e tem distribuição da Imovision, a mesma empresa que lançou O Gato do Rabino no Brasil. Este é a terceira película da série Kirikou. As anteriores foram Kiriku e a Feiticeira (1998) e Kirikou 2: Os Animais Silvestres (2005).
Kiriku, os homens e as mulheres estreia em julho de 2015 no país. A seguir, veja o trailer do desenho, em português e francês.
Por PH, a partir de release fornecido pela distribuidora.
Que resenha instigante não tem como não desejar essa belíssima animação estou apaixonada pela arte e imagens cool demais tujaviu.