Criado e desenhado por Mattiheu Bonhomme e colorido por Delphine Chédru, chegou recentemente às livrarias francesas, belgas e suíças, o quarto álbum de Esteban. Trata-se de um jovem índio, de 12 anos, filho de uma índia chamada Suzanna. Eles pertencem à tribo dos Tehuelches, um grupo de antigos selvagens que viviam na região da Patagônia argentina e chilena. Após perder sua mãe e membros da família, assassinados numa chacina comandada por homens brancos, Esteban consegue fugir do local do crime e tenta embarcar no baleeiro Leviathan, um dos últimos movido à vela que existiu em seu tempo. A embarcação está prestes a partir em direção ao Cabo Horn, uma das regiões mais inóspitas da Terra. Esteban pede ao capitão do barco que o contrate como arpoador e terá de provar a todos que, apesar de ser somente uma criança, é forte e corajoso para exercer esta difícil função. A princípio desconfiado, o marujo acaba concordando em ter o garoto como membro da equipe. Após dar provas inequívocas de bravura, conseguindo matar uma baleia, sozinho, o menino conquista a simpatia e respeito de todos. Este enredo pertence ao primeiro volume de Esteban, intitulado Le Baleinier (2005), publicado originariamente pelo selo Milan. Desde então, foram editados: Traqués (2006) e La Survie (2009). Agora, com a marca da belga Editora Dupuis, o leitor terá a oportunidade de conhecer “Prisonniers du bout du monde” (“Prisioneiros do fim do mundo”), a quarta parte da saga. Sua história se passa no inverno de 1901, quando a tripulação do Leviathan é presa, acusada de ter sabotado o baleeiro a vapor “El Matador”, de propriedade do governador de Ushuaia. Escapando de ser detido, graças à ajuda de seu tio Tonto, Esteban fará o possível para salvar seus amigos. Para quem nunca ouviu falar nesta HQ, Esteban apareceu pela primeira vez na extinta revista Capsule Cosmique e, desde que passou a ser reeditado nas páginas do Jornal Spirou, se tornou um popular personagem franco-belga, resgatando a clássica temática de aventuras dos quadrinhos europeus. Ostentando um estilo que flerta com a “Ligne Claire” de Hergé, o pai de Tintin, sobretudo nos desenhos de mar, esta Banda Desenhada se passa nos locais mais belos e distantes da América do Sul, em meio a paisagens deslumbrantes e gigantescos icebergs. Apesar disso, Esteban não ganhou, até agora, nenhuma edição em castelhano. Quem quiser conhecer suas histórias, terá de procurar por seus belíssimos álbuns cartonados que são vendidos somente em francês. O Tujaviu conferiu e aprovou os quatro primeiros exemplares de Esteban, o mesmo que aparece vestido de militar na foto que ilustra a matéria. A seguir, veja seu mais novo trailer promocional. O vídeo foi postado, pela Dupuis, por ocasião do relançamento de todos os volumes da série.
Por PH.
Mais um quadrinho de encher os olhos depois que gente conhece fica louco para conferir como são as outras HQ seu texto já me deixou cheia de curiosidade pra ver essas paisagens deslumbrantes essa HQ deve ser um luxo o mesmo que olhar uma fotografia né ainda não tive acesso a imagens de quadrinhos the linha Ligne Claire" tenho curiosidade de ver a diferença de traço ainda não vi só por fotos aqui no tujaviu torço para que esse quadrinho chegue por aqui e eu mate essa curiosidade de leiga e poder comparar um e outro esse blog também e cultura to aqui pra aprender e me informar não para aparecer nem fazer bonito para agradar A e B não preciso disso! Atenção eu tenho e muita fora daqui só eu querer aparecer, aqui e trabalho e muito.
amor à arte parabéns pela excelente matéria..
Como todos os seus outros “seguidores”, me encantei com o seu blog. Aproveitar do seu conhecimento e Maravilhoso mesmo! Que prazer percorrê-lo absorver tanta cultura e informação de qualidade Fico encantada com as imagens postadas aqui no tujaviu espalhar conhecimento é como lançar luz às trevas E vc PH o faz de forma brilhante sem rasgação de seda e fato acredite se quiser parabéns de verdade a humildade faz o homem sucesso a todos.
Parabéns pelo trabalho maravilhoso que você está desenvolvendo no blog tujaviu quanto cuidado e zelo obrigado por dividir, por permitir que sejamos felizes nessa nave dos sonhos e aumentar o meu estoque visual diariamente a cada dia me sinto mais atraída por esse universo literário obrigado pela postagem fiquei encantada com a historia desse jovem índio, o texto me deixou querendo mais e mais penetrar no mundo desse indiozinho e conhece-lo profundamente achei muito interessante a aventura desse garoto o vídeo me seduziu tomara que chegue por aqui traduzido claro!
Parabéns pelo blog e por compartilhar seu conhecimento conosco parei de Perambular por ai a procura the minha criança perdida consegui encontra lá nesse blog no meio the arte e the cultura estamos muito felizes obrigada só quem teve infância sabe o que significa essa empolgação às vezes taxada como loucura por algo esquecido a muito na sua memoria e quando reencontra e como ver o paraíso e acaba pessoas achando que você esta fazendo media para aparecer pra conquistar infelizmente são mentes vazias sem amor não sabem valorizar o que esta a seu lado quero longe de mim! Gostem ou não me mostro como eu sou ponto se não quer tem quem quer felicidade ao blog e muito sucessooo!
Parabéns pelo trabalho maravilhoso que você está desenvolvendo pelas dicas, pelo incentivo aos nossos quadrinhos e pelo compartilhamento com pessoas que tem sonhos em comum que curte a arte em todos os sentidos que ama o que faz se entrega por amor a esse universo maravilhoso das artes me alimento de conhecimento de pessoas como você inteligente criativa persistente que sabe o quer dominar o topo the montanha estamos nessa garoto para o que there e vier tintin pra você esse mundo e nerd vida longaa!