Há muito tempo, falamos da escassez de lançamentos de quadrinhos europeus no Brasil. Durante vários anos, o país só ouviu falar de poucos personagens consagrados deste universo, como Asterix e Tintin. Esta situação tem mudado, nos últimos tempos, graças a algumas iniciativas de editoras como a Nemo, que tem lançado álbuns de Moebius e Enki Bilal, e 8Inverso Graphics, responsável pela musical aventura, intitulada Bourbon Street. Se procurarmos, encontraremos mais alguns casos isolados, embora isto ainda não seja suficiente para que o leitor se acostume com o altíssimo nível de roteiro e desenhos das HQs produzidas no Velho Continente. Uma novo selo editorial acaba de aderir à publicação deste estilo de gibi. Aliás, o termo gibi não é apropriado neste caso, já que estamos falando de edições realizadas num formato bem maior do que o usual, com ótima qualidade de papel e impressão. Desta vez, foi a Vergara e Riba que resolveu trazer para o país, as aventuras do célebre herói, conhecido como Titeuf. Seu nome vem da expressão “tête d’oeuf” (cabeça de ovo) que, falada rapidamente, soa a Titeuf. Ele foi criado por Zep, pseudônimo de Philippe Chappuis, bem-sucedido desenhista suíço. A partir de 1992, ano que coincide com o começo de sua publicação pelas Edições Glénat, da França, as aventuras deste levado menino de oito anos, de inteligência mediana, e que tem uma enorme curiosidade pelo funcionamento de partes do corpo humano e questões sexuais, já venderam mais de 20 milhões de exemplares. Titeuf também possui um curioso topete louro que virou sua marca registrada, a exemplo do topete de Tintin, além de ser um garoto que detesta sopa. Se prepare para conhecer, de perto, esta figura ímpar da Banda Desenhada européia, agora com tradução para o português. Os dois primeiros volumes que estão sendo lançados, “Titeuf: Deus, o Sexo e os Suspensórios” (Titeuf: Dieu, le Sexe et les Bretelles) e “Titeuf: O Amor é Nojento” (Titeuf: L’Amour, c’est pô propre), tem 52 páginas, formato de 21 x 28 cm e custam R$ 34,90, cada um. São quadrinhos de livraria e não adianta procurá-los em bancas de jornal. Para que o internauta tenha uma melhor ideia de Titeuf, inserimos na matéria, o trailer original de seu longa animado, lançado em 2011.
Por PH.
Ahhh gostei the historia desse garoto ingênuo e curioso sobre o mundo dos adulto principalmente sexo garoto esperto tudo pra ele e novidade que saber o por que de tudo normal para idade dele já se preparando para sua primeira vez quem ficou curiosa agora foi eu agente ta sempre aprendendo né não o conhecia Titeuf já me atraiu para sua historias gostei muito the capa ta muito bonita e atraente ahhh euu quero esse quadrinho viuuu Ph vou procurar!
Seu Blog é um achado espetacular PH! Muitas informações superimportantes para nós que queremos realizar nossos sonhos perdidos na infancia antigamente tudo era muito escondido à gente não sabia nada não podia perguntar e acabamos sendo vitimas de pessoas mal intencionada na infância, essa matéria do Titeuf foi o máximo acho que podemos aprender muita com os porque desse personagem pena que na minha época não tinha uma referência mesmo que em quadrinho p orientar as crianças para tirar duvida sobre determinado assunto me amarro nesse tipo histórias onde a gente pode ajudar as crianças não caírem em armadilha gostaria muito de ler esse quadrinho e ver a mensagem desse personagem como ele pode ajudar e orientar essa galerinha!
Para mim foi a melhor descoberta deste ano Ph gostei de conhecer esse personagem este é um dos quadrinhos que estou com curiosidade de ler achei a capa dessa obra magnífica? Ansiosa pela oportunidade de tocar nesse quadrinho e saber um pouco mais sobre Titeuf sem dúvida uma compra obrigatória viu confesso que me deixaste curiosa estou deslumbrada com tantos lançamentos aqui no blog tujaviu!
Parabenizo você PH pelo ótimo conteúdo continuarei visitando o blog tujaviu para saber mais sobre os lançamentos de BDs aguardo com ansiedade que essa obra chegue aqui , mais por favor, não esvaziem as prateleiras viu deixem um exemplar destes para mim esta bom tomei nota das suas sugestões ja imaginandoooo que vou me esbaldar na livraria minha criança agradece hehehe.
ADORO Titeuf! Pena que a V&R publicou apenas 4 álbuns e desistiu…