Ele foi criado, em 1946, pelas habilidosas mãos do desenhista Morris, pseudônimo de Maurice de Bévère. Estamos falando de Lucky Luke, um grande representante da linha franco-belga de HQs, cuja maior parte de seus roteiros foi escrita pelo talentoso René Goscinny, um dos pais de Asterix. Lucky Luke é um simpático cowboy de faroeste que faz um enorme sucesso na Europa e sempre termina suas aventuras, cantando a mesma música: “I’m a poor lonesome cowboy and a long way from home” (“Sou um pobre cowboy solitário, bem longe de casa”). Sua popularidade chegou a países como a Turquia, onde em sua capital Ancara, existe um centro de diversões dedicado inteiramente a ele. Mesmo não sendo tão conhecido no Brasil, o herói conseguiu muitos fãs no país, desde que começou a ter seus álbuns publicados, nos anos 1970, pela Editorial Bruguera. Na década de 1980, Lucky Luke ainda era visto, circulando sob o selo da Editora Martins Fontes. Após estas breves aparições, sumiu das prateleiras das lojas especializadas, passando a ter vida em português, somente através dos exemplares que são comercializados pelas Edições ASA de Portugal. São livros em capa dura, de altíssima qualidade, que não deixam nada a dever para os originais que existem lá fora. Como não existe uma importação oficial dos volumes lusitanos de Lucky Luke para o país, conseguir um único título é tarefa difícil. O melhor a fazer, neste caso, é procurar pela internet ou visitar antigos sebos. Fã deste ícone dos gibis, o blog Tujaviu resolveu fazer uma matéria e vídeo sobre ele. Aproveitamos a ocasião para mostrar uma miniatura que temos de Lucky Luke e seu fiel cavalo Joly Jumper. O mais complicado, foi arrumar uma locação que tivesse a ver com o clima do Western americano, em pleno Rio de Janeiro. Procurando por aí, achamos o lugar perfeito, num parque de festas do bairro de Vargem Grande. As imagens que gravamos neste local, lembram as lendárias construções que vemos em filmes sobre o Velho Oeste e foram colocadas no início da edição. A produção do filmete foi feita por PH, gerador de conteúdo do Tujaviu, com narração de nosso parceiro Aurélio Campos, diretamente da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. É lá que mora nosso intrépido locutor.
Por Edy Tando.
Curto muito quadrinho a falta de divulgação nos deixa fora de todas as maravilhas que são feitas por lá adoro lucky luke poucos brasileiros conhecem eu era uma dessas há três anos nunca tinha ouvido falar em quadrinho europeu quando perguntada quais eu conhecia eu disse cascão cebolinha tio patinha para mim só existia esses devo muito ao blog por ter me iniciado nesse universo das HQs europeias ainda estou engatinhando mais já sei a diferença de um gibi do cascão e um quadrinho europeu por esse e outros motivos minha fidelidade ao tujaviu será eterna independente de qualquer coisa!
Gosto muito desse personagem acredito que outros leitores também gostariam de conhecer as histórias maravilhosas e divertida de Lucky Luke seria uma ótima oportunidade para quem nunca leu conhecer esta obra fantástica.obrigada Vocês estão sempre nos Surpreendendo!
Parabéns por mais este belíssimo exemplar e obrigada por sua contribuição e por nos brindar com essas raridades the nona arte nos permitindo ler e reler o melhor dos quadrinhos aqui no blog tujaviu agradeço o trabalho realizado e compartilhamento com conosco boa sorte a todos…
Esse quadrinho e um dos meus favoritos adorei a edição do vídeo parabéns Aurélio Campos, sua voz e muito bonita tudo muito bem feito andei procurando essa hqs há pouco tempo e nada este quadrinho é difícil hein obrigado por compartilhar! Vocês estão sempre nos Surpreendendo!