Parece até sonho, pois desde a partida da portuguesa Meribérica, do Brasil, há muito não se via tantos lançamentos de quadrinhos europeus em livrarias. Como que por encanto, belíssimos exemplares, em capa dura, estão chegando às mãos dos leitores. Não faz muito tempo, este público estava acostumado a minguadas aparições de gibis deste gênero, traduzidas para o português. Somente quem sabia ler francês podia acompanhar os lançamentos de importantes séries da Banda Desenhada. Desde 2011, este cenário vem mudando. A novata Editora Nemo conseguiu surpreender, trazendo clássicos de autores como Moebius, Hugo Pratt e Enki Bilal. É de autoria deste último, A Trilogia Nikopol, apresentando, condensados em apenas um volume, os títulos: A Feira dos Imortais, A Mulher Armadilha e Frio Equador. Com papel especial e tradução de Fernando Scheibe, o enredo desta ficção científica se passa em 2023 e gira em torno de Nikopol, um subversivo condenado a hibernar por 30 anos por combater o fascista regime francês. Após este grande sumiço, ele reaparece para tentar mudar o caótico aquele terrível cenário político dominador. Para quem não sabe, Bilal, o autor desta HQ, é na verdade Enes Bilalovic. Ele é um conceituado desenhista que nasceu em Belgrado, na Sérvia. Enki Bilal mudou-se para Paris, aos nove anos de idade, e de lá nunca mais saiu. Sua primeira HQ se chamou Le Bol Maudit, datada de 1972. Enki Bilal começou a se destacar no cenário da Nona Arte, a partir de 1974, quando passou a desenhar os fantásticos enredos criados por Pierre Christin. Nessa época, Bilal deu à narrativa de seu colega, um curioso estilo sombrio, onde personagens pálidos, de tom de pele cadavérico, interagem num mundo surreal. Hoje em dia, Bilal assina sozinho a realização de suas obras, mas mantém o mesmo visual mórbido de seu começo de carreira. A Trilogia Nikopol segue esta mesma receita de sucesso e está sendo vendida a módicos R$ 69,00. Não se esqueça que o preço inclui 184 páginas de pura arte, deleite visual e bom gosto. Este exemplar é uma peça fundamental na coleção de quem se interessa pelos quadrinhos de qualidade do Velho Continente.
Por PH.
A Nona Arte dominando geral o mercado de quadrinhos parabéns a blog tujaviu e ao PH pela matéria a capa de ilustração esta linda gosto muito desse estilo sombrio a historia também me seduziu bastante quero conferir esse lançamento viuu obrigada,
Obrigada PH pela indicação desse quadrinho muito bom para o nosso deleite né achei fascinante a ilustração gostei do texto fiquei bem animada para ler essa obra, como são as coisas né ph você teve que aprender o francês para satisfazer seu prazer pela leitura europeia e pra gente alguns já estão vindo mastigado “traduzido” o cenário vem mudando né e as pessoas se apaixonando cada vez mais pelos quadrinhos obrigada por compartilhar todo seu conhecimento com as pessoas que acompanham seus trabalho você e um exemplo para mim garoto obrigada.
Brigado pela dica PH, não tenho muito conhecimento de desenho mais sei que você e um ótimo desenhista já vi seu trabalho, mais ao ver essa capa de ilustração no blog fiquei encantado os traço são muito bonito obrigado pelo incentivo que seu blog esta dando a Banda Desenhada muitas pessoas estão tendo um contato mais intimo com os quadrinhos graças a você e sua equipe que incansavelmente divulgam e postam matérias sobre quadrinhos no tujaviu seu texto acabou me despertando a vontade de lê-la acompanhar mais de perto obras de outros autores aqui com vocês posso? muito legal esse trabalho do blog parabéns a todos..