Lançado no final de 2011 pelas Éditions Albert René, Oumpah-Pah L’Intégrale é um álbum em quadrinhos que reúne todas as aventuras de Humpa-pá, índio Pele-Vermelha criado pelos desenhistas Albert René e Albert Uderzo, no fim dos anos 1950. Para quem não sabe, os dois artistas também são os pais do famoso Asterix, ícone das HQs francesas. Humpá-Pá foi o primeiro personagem concebido por eles, mas em virtude de não ter conseguido um grande êxito em vendas, foi abandonado depois de sua quinta história. Na época, o pequeno gaulês Asterix já existia e vinha conseguindo um relativo sucesso no mercado editorial, merecendo uma atenção especial de seus idealizadores. Após uma tentativa mal sucedida de lançar o herói nos Estados Unidos, foi em 1958 que as primeiras histórias de Humpa-Pá apareceram no Jornal Tintin, na forma de capítulos. Somente em 1961, o destemido indiozinho passaria a ter seus próprios álbuns. Publicado no Brasil pela extinta Bruguera e pela Editora Record, nas décadas de 1970 e 1980, respectivamente, não chegou a emplacar. A série se passa no século XVIII, durante a colonização francesa da América, e gira em torno de Humpa-pá, selvagem da tribo dos Savanás e seu amigo Hubert de la Pâte (Humberto da Massa Folheada). Os dois enfrentam os colonizadores europeus que se deslocaram para aquela área e os Pés-Chatos, clã indígena inimigo do grupo de Humpa-Pá. Como, geralmente, se fala apenas em ocupação inglesa da América do Norte, o enredo desta saga oferece uma boa oportunidade para que o leitor conheça uma face muito pouco divulgada da história. O processo de colonização francesa da América iniciou-se no século XVI, em meio a grandes navegações, descoberta de terras inexploradas e novos caminhos marítimos. Os franceses se estabeleceram nos territórios do Rio São Lourenço e dos Grandes Lagos. A partir de 1603, montaram as colônias de Terra Nova, Nova Escócia (Acádia) e Nova França (Canadá). Em 1608, foi fundada a cidade de Québec e em 1643, foi a vez de Montreal. No ano de 1682 originou-se a metróple de Nova Orleans, situada no vale do Rio Mississippi, região hoje pertencente ao atual estado da Louisiana, nos Estados Unidos. Apesar de nem todos estes fatos fazerem parte do enredo desta HQ, ler Humpa-Pá, nos faz viajar no tempo, além de funcionar como uma ótima fonte de informação. Oumpah-Pah L’Intégrale inclui: “Humpa-Pá, Pele-Vermelha”, “Humpa-Pá Em Pé de Guerra”, “Humpa-Pá e Os Piratas”, “Missão Secreta” e “Humpa-Pá contra Maus-Bofes”. O idioma do livro é o francês e o exemplar pode ser adquirido em sites da internet, como a livraria virtual bdnet.com.
Por PH.
Humm emoçôes forte hein ph!! gostei desse pele vermelha o texto ja me atraiu vamos praticar o frances ebaaaaa brigaduuuu meuuu garotooo!!!
Olá PH, você esta de PARABÉNS adorei sua matéria, a delicadeza e a dedicação a esse universo dos quadrinhos toca profundamente minha alma obrigada por compartilhar suas emoções e bomm de maisss cultura será sempre bem vinda à minha vida brigaduuuuu
Bjs.
Esse blog e uma ótima fonte de informação parabéns ph e toda equipe tujaviu pela matéria; pela dedicação; pelo carinho que vocês tem com os fãs compartilhando todo tipo de emoção com as pessoas que amam seus trabalhos muito obrigada garoto sucesso para o Altoooo e Avanteee Sempreeeee viuuu!!!!