Sem categoria

HQ Gringos Locos se passa nos Estados Unidos e México, contando as aventuras de famosos desenhistas dos quadrinhos belgas.

Escrito por PH

Vem aí, um lançamento europeu de quadrinhos que promete ficar na história. Com previsão para chegar às livrarias, em janeiro de 2012, os apreciadores da boa Banda Desenhada, já estão contando os dias para terem em mãos, Gringos Locos, esperada publicação das Éditions Dupuis. A HQ é inspirada em acontecimentos verídicos, mostrando as peripécias de três famosos e saudosos desenhistas belgas, através dos Estados Unidos e México. Indo de Los Angeles à Tijuana, a aventura terá como heróis: Jijé, criador de Jerry Spring, Morris, pai do cowboy Lucky Luke, e Franquin, o desenhista que imortalizou Spirou. Gringos Locos tem a arte de Olivier Schwartz, autor de “Groom Vert de Gris”, título da série “Le Spirou de…”. Segundo o roteiro, escrito por Yann, que também escreveu o texto da edição citada anteriormente; Jijé, incomodado com o avanço do comunismo na Europa, decide deixar o Velho Continente, levando sua família com ele. Franquin e Morris decidem segui-lo imediatamente. O grupo desembarca em Nova York, no ano de 1948. O trio resolve comprar um velho automóvel Ford Hudson e percorrer os Estados Unidos, de Leste a Oeste, na esperança de ser contratado como mão de obra artística pelos Estúdios Disney. Com seu visto americano, quase perdendo a validade, Jijé decide se instalar alguns meses depois no México, sendo logo acompanhado por Franquin e Morris. Historicamente falando, esta viagem pode ser considerada determinante para o quadrinho franco-belga, pois foi nela que nossos peregrinos conheceram René Goscinny, retornando com ele para a Bélgica, fato que gerará, pelo menos, um segundo volume de continuação. Pelo que vimos no trailer do livro, o desenhista Schwartz imprime à história, um eficiente traço Ligne Claire, que combina com a época em que se passa o drama. Além disso, a ideia de transformar autores em personagens de gibi é muito boa. Infelizmente, não existe nenhuma tradução à vista para este álbum.


Por PH, a partir de informações fornecidas por Éditions Dupuis.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário