Quadrinhos

Curiosidades dos anos 60. Você sabia que a Revista em Quadrinhos dos Monstros, quase foi proibida pela censura americana?

Escrito por PH

Quem não se lembra dos Monstros, o grande rival da Família Adams? Este seriado em preto & branco, estreou na TV americana no ano 1964 e em 1966, ganhou uma versão cinematográfica colorida, chamada, Munsters Go Home. O filme foi lançado com o objetivo de tentar reverter os baixos índices de audiência que levarariam ao término do programa de TV, mas acabou não dando muito certo. Este, entretanto, não seria o fim definitivo para Herman Monstro, Lily e Cia. Entre 1973 e 1996, vários filmes desta franquia, foram produzidos para a televisão, entre eles, A Vingança dos Monstros, de 1981, o melhor desta safra, segundo opinião do blog. Entre 1988 e 1991 e com um total de 72 episódios, surgiria uma segunda série televisiva, exibida no Brasil pelo SBT. Este programa que teve o nome de The Munters Today, tem como grande curiosidade, a participação da atriz Lee Marywether do Túnel do Tempo, no papel de Lily. Coube à lendária Editora Gold key, lançar a versão gibi de Os Monstros, entre 1965 e 1968. Com uma boa vendagem, esta revista sobreviveu ao encerramento da primeira série de TV. Foram 16 números no total que chegaram em meio à uma polêmica nos Estados Unidos. As fotos usadas pela editora, eram tiradas do seriado e neste período, vampiros eram proibidos de aparecer em capas de Revistas em Quadrinhos. Havia, inclusive, um órgão que controlava a publicação de HQS na América, o Comics Code Authority. Era ele que ditava estas regras. Quem diria? As figuras vampirescas do Vovô, interpretado pelo veterano ator All Lewis e de lily Monstro, vivida na telinha por Yvonne de Carlo, quase impediram que a revistinha fosse vendida em terras do Tio Sam. No final das contas, tudo foi resolvido, pois a Gold Key não fazia parte do Comics Magazine Association e suas publicações não poderiam ser controladas pelo Comics Code Authority. No Brasil, pelo menos, as capas foram alteradas, usando-se desenhos, no lugar de fotos. Não sabemos qual foi a razão de tais mudanças, promovidas pela Editora O Cruzeiro, responsável pela publicação brasileira de Os Monstros. Para ilustrar a matéria, conseguimos as fotos de capas da versão brasileira e americana para que possam comparar as diferenças entre as duas. PH Monstro, diretamente para o Tu já viu.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário