Quadrinhos

A Editora Vecchi e o Quadrinho europeu no Brasil dos anos 70.

Escrito por PH


Em tempos de resgate da memória de editoras do passado e de sua relação com o Quadrinho franco-belga, o Tu já viu relembra agora a saudosa Editora Vecchi, uma empresa fundada em 1913 por Arturo Vecchi, e que publicou várias pérolas da Banda Desenhada européia e de outros gêneros como Tex, Zagor, Ken Parker e Mad entre os anos 70 e 80. Se encontrava fisicamente na Rua do Resende 144, no centro do Rio de Janeiro, mas foi também o endereço de várias revistas de terror como Spectro, Sobrenatural, Histórias do Além e Pesadelo. Já que o tema de nossa matéria é a linha franco-belga de Quadrinhos, é neste segmento que vamos focar. Graças a Vecchi, foram lançadas no país as aventuras dos duendes Strunfs, criados pelo belga Peyo e que mais tarde, nos anos 80, passariam a se chamar Smurfs. Estes simpáticos personagens azuis que viviam na floresta e tinham de enfrentar o terrível Gargamel foram publicados tanto em revistas mensais como na forma de álbuns, dos quais citamos: O ovo Strunfado/O falso Strunf, O Cosmostrunf e Os Strunfs e o Crau-Crau. O famoso herói belga Spirou foi igualmente editado pela Vecchi no Brasil com o nome de Xará. Da mesma maneira que os Strunfs, as aventuras de Spirou e Fantasio tiveram, ao mesmo tempo, revistas mensais e álbuns de formato grande editados. No formato gigante também saiu o título Rush do corredor francês Michel Vaillant. Além destes, a Vecchi acabaria por lançar duas revistas que infelizmente tiveram vida curta no país: Alakazam, que apresentava personagens variados, tendo duração de apenas três edições e Taka-Takata, o hilário soldado do exército japonês criado por Joe-El Azara que parou no número dois. Todas estas revistas circularam nos anos 70 e fizeram a alegria da garotada da época que não tinha nem dvd nem Internet para se divertir. Essas publicações serviram como uma boa alternativa às revistas de banca de jornal da Disney e de super-heróis que dominavam e dominam até hoje o mercado. Foi, sem dúvida, uma rara iniciativa de editora brasileira no sentido de trabalhar com quadrinho europeu.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Esse comentario foi feito na serie tunel do tempo um amigo do orkut..

    9 mar Naval:
    Sem dúvida, uns dos melhores seriados da época, que até hj ainda não conseguiram fazer algo semelhante que fosse tão bom quanto a esse.

Deixe seu comentário