Sem categoria

Mary Tyler Moore, Rhoda e a emancipação feminina na TV dos anos 70.

Escrito por PH

Mary Tyler Moore foi uma série de TV americana produzida entre 1970 e 1977 com um total de 168 episódios, sendo exibida pela Rede Globo entre os anos 70 e 80. Era uma comédia que mostrava o dia a dia do departamento de jornalismo de um canal de TV de Minneapolis em que uma jornalista e produtora da emissora conseguia sucesso profissional em sua área. Tudo isso, numa época em que havia muito preconceito contra a mulher que nestes tempos ainda estava se emancipando. Os amigos de redação de Mary eram o chefe Lou Grant, vivido por Edward Asner e que anos mais tarde ganharia a sua própria série, o jornalista Murray Slaughter, interpretado por Gavin MacLeon e Ted Baxter, na pele de Ted Knight, o vaidoso e hilário âncora” do canal de TV. O seriado Mary Tyler Moore acabaria por originar outra série conhecida como Rhoda, a amiga de Mary, interpretada pela atriz Valerie Harper e também exibida no Brasil pela rede Globo entre os anos 70 e 80. A personagem principal deste novo programa deixa Minneapolis e vai morar em Nova York no bairro do Bronx no apartamento dos pais. Acaba casando para mais tarde separar-se do marido.
Mary Tyler Moore e Rhoda foram típicas séries de TV que passavam às cinco horas da tarde e embalavam a infância de quem foi criança na década de 70. Mary Tyler Moore ainda originaria outro seriado chamado Phyllis, mais uma amiga de Mary que ganharia seu próprio programa. Este último também foi exibido pela Rede Globo.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

Deixe seu comentário