Neste momento, estou lendo a mais nova aventura de Lucky Luke, Um Cowboy em Paris. A BD chegou recentemente, mas só começou a ser conferida agora. Vou fazer um vídeo sobre ela, em breve. Enquanto isso, publico um curto resumo deste grande sucesso europeu, campeão de vendas na França e Bélgica.
Para quem não sabe, a Estátua da Liberdade foi um presente da França ao povo americano, para comemorar o centenário da Declaração da Independência dos Estados Unidos e celebrar a amizade entre as duas nações. Seu escultor foi o francês Auguste Bartholdi. Como não tinha recursos para construir o monumento, ele rodou os Estados Unidos, para levantar o dinheiro entre a população americana. Na história, Lucky Luke é uma espécie de segurança do artista nesse tour pela Terra do Tio Sam e, depois, quando ele volta a PARIS, onde o colosso estava sendo montado no atelier Gaget. Lucky Luke também acompanha Bartholdi, quando este regressa aos Estados Unidos, para a inauguração da gigantesca peça. Tudo foi transportado de navio para a América do Norte. Foram 350 pedaços, embalados em 214 caixotes. O processo de montagem se assemelhou a um quebra-cabeça de muitas partes, feito sobre uma estrutura de aço projetada por Alexandre Gustave Eiffel.
Em sua primeira viagem cruzando o Atlântico, Lucky Luke descobrirá um mundo inteiramente novo para ele, habitado por charmosos cidadãos parisienses que possuem um diferente modo de vida.
As Aventuras de Lucky Luke, segundo Morris: Um Cowboy em Paris saiu no fim de 2018, em capa dura, pela portuguesa ASA. Tem autoria de Achdé e Jul. Lucky Comics é seu editor original em francês.
Por PH.