Quadrinhos

Conferimos “LES WIPERS: ROCK’N’ROLL-UP!, o primeiro álbum das pequenas bolas peludas

dsc09516
Escrito por PH

dsc09516Les Wipers Rock’n’Roll-Up é um quadrinho do amigo e desenhista francês Paco Salamander que acaba de sair pela YIL Édition.

Apesar da distância que nos separa, tenho tido a oportunidade de realizar boas parcerias com o autor pela Internet e cheguei a entrevistá-lo por duas vezes. A última delas deu origem a dois vídeos que foram publicados no Youtube.

Nesta semana, recebi o meu exemplar da HQ, de presente Paco, com uma bela dedicatória ilustrada. Obrigado, Paco!

Os Wipers surgiram há pelo menos trinta anos e fizeram algumas aparições, em 1987, na revista Rare & Cher. Foram pranchas em preto e branco que o artista fez questão de mostrar no fim dessa edição.

dsc09521

Após se dedicar a outras atividades, incluindo o mercado de produção de games, Paco passou por uma forte depressão neste começo de 2016. Como forma de sair da crise, desengavetou os Wipers, que ganharam então sua primeira BD oficial.

capa

Os Wipers são pequenas bolas peludas que vivem num futuro distante, no qual o planeta Terra foi devastado pela ação do homem. Eles são afetuosos, inteligentes, raivosos, audaciosos e falam. O azulado Wipy é o principal personagem da turma, formada também por: Woopette, Claudio, Gazoline, os pequenos Muffs e Toutex, O Kabo, um engraçado ser amarelo, com manchas laranjas, que serve de montaria.

O primeiro álbum dos Wipers traz uma introdução de quatro páginas que mostra Wipy, Woopete e Toutex sem frente a um enorme monumento, semelhante à Estátua da Liberdade que aparece enterrada no primeiro filme do Planeta dos Macacos, de 1968. Este gigantesco marco separa nossos heróis de uma fronteira desconhecida que eles terão que ultrapassar.

dsc09522
Depois, em O Ataque dos Monstrantos, Os Wipers estão vivendo em paz, numa floresta que lembra a dos Smurfs, quando são atacados por monstros que devoram tudo por onde passam. São horrendas figuras vermelhas, parecendo com árvores, com olhos pendurados e dentes ameaçadores, fruto de experiências químicas realizadas pelos humanos no passado. Nossos amigos precisam então se unir para enfrentar o perigo. Com a ajuda de Claudio, e que usa um projeto que parece estar com as folhas trocadas, eles começam a construir catapultas que serão usadas para abater os monstrengos. Essa é uma das partes mais hilárias da aventura.

dsc09517

dsc09519

Além dessa história, há também outras narrativas curtas, nas quais Paco homenageia figuras importantes do cenário cultural e artístico francês. Uma das referências é feita a Nicolas Tabary, filho de Jean Tabary, que retoma as aventuras do inesquecível Iznogoud, o “Grão-Vizir que quer ser Califa no lugar do Califa”.

dsc09520

Adoraria que está BD fosse traduzida para o português. Ela é simplesmente adorável. Os Wipers tem um carisma próprio e estão prontos para virarem personagens de desenho animado.

Por PH.

dsc09511

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário