Quadrinhos

Versão em quadrinhos de “Afirma Pereira”, livro de Antonio Tabucchi, sai em setembro pela Sarbacane

Escrito por PH

matEntre as leituras cobiçadas pelo Tujaviu, está Pereira Prétend (Afirma Pereira), do roteirista e desenhista Pierre-Henry Gomont, quadrinho baseado no livro de mesmo nome do saudoso Antonio Tabucchi, escritor italiano, professor de língua e literatura portuguesa na Universidade de Siena. Tabucchi ganhou nacionalidade portuguesa em 2004.

Romance de cunho político, foi editado originalmente em 1994, em plena campanha eleitoral que levaria o partido de Sílvio Berlusconi ao poder, e gerou muita polêmica na Itália. É que a publicação acabou sendo muito bem recebida e elogiada por aqueles que viam em Berlusconi a volta do nacionalismo conservador, normalmente avesso aos direitos civis.

Assim como o livro que lhe deu origem, a história desta HQ se passa em Lisboa, Portugal, em plena ditadura de Salazar, em fins de julho de 1938.

É nesse cenário sonolento e ainda sem muitas reviravoltas, numa cidade assolada pelo calor, em que um velho jornalista, o Doutor Pereira, viúvo, de personalidade obsessiva, cardíaco e atormentado, escreve há trinta anos uma página cultural diária de um jornal bastante conservador de Lisboa.

Surge então um certo Francesco Monteiro Rossi, que é contratado de maneira inesperada por Pereira. No lugar de redigir os obituários designados a ele por seu chefe, Francesco decide fazer elogios a conhecidos inimigos do regime fascista. E, estranhamente, em vez de se livrar do perigoso colaborador, o Doutor Pereira começa pouco a pouco a desenvolver uma amizade por ele e por sua companheira, mulher que revela ser uma combatente revolucionária fervorosa, a serviço de republicanos espanhóis.

Tendo se tornado uma obra emblemática de resistência ao totalitarismo e à censura, Pereira Prétend foca na tomada de consciência de um homem confrontado à ditadura, usando sua caneta como forma de protesto.

Pereira Prétend tem capa dura, formato de 21,5 x 29 cm, 160 páginas e preço de 24,00 €.

Sairá no dia 7 de setembro, pela Sarbacane, e já está em pré-venda.

Por PH, a partir de informações divulgadas pelo editor.

Imagens : © SARBACANE / Pierre-Henry Gomont.

Couv_284774

page

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

Deixe seu comentário