Quadrinhos

Resgatamos as emocionantes aventuras aéreas de Dan Cooper com o álbum “O Refém do Clemenceau”

Escrito por PH

Untmattttitled-4Que o leitor não confunda este personagem da banda desenhada franco-belga com o misterioso passageiro que em 24 de novembro de 1971 sequestrou sozinho um Boeing 727, pediu resgate de 200.000 dólares pelo aparelho, recebeu o dinheiro e pulou do avião em pleno voo para nunca mais ser encontrado.

O Dan Cooper de que falo foi criado em novembro de 1954 para o Jornal Tintin por Albert Weinberg, como concorrente direto de Buck Danny, das Éditions Dupuis.

O corajoso aviador teve seus álbuns publicados pelas editores Le lombard, Dargaud, Fleurus, Novedi e Hachette. Seu primeiro quadrinho é datado de 1957 e se chama Le Triangle Bleu.

Em Portugal Dan Cooper foi editado pela Livraria Bertrand e Distri em belíssimas HQs cartonadas que viraram raridades, só podendo ser encontradas atualmente em alfarrabistas (sebos). Lembro que nos anos 1970, uma unica aventura de Dan Cooper circulou em nosso país, pela Editora Hemus, intitulada Os Homens das Asas de Ouro.

13669192_518791374976201_584794224324136554_n

Hoje, comento o tomo 39 da série, L’Otage du Clemenceau, publicado pela Dargaud em 1990.

Em sua trama, o Major da Força Aérea Canadense Dan Cooper sobrevoa o mar numa operação aérea, junto com outros aviões, quando percebe fogo ao nível do oceano. Descendo o mais próximo possível do mar, vê que a fumaça vem de um iate que pega fogo, enquanto três tripulantes da embarcação tentam se salvar num bote. Ele avisa ao porta-aviões francês Clemenceau sobre o acidente. Este, por sua vez, diz que vai enviar um helicóptero para resgatar os sobreviventes. Ao chegar mais perto dos infelizes homens à deriva, uma explosão atinge a sua aeronave, avariando os vidros do cockpit, o que o cega temporariamente. Sem conseguir enxergar direito, Cooper terá que fazer um pouso forçado no Clemenceau, guiado pelo rádio, através de informações passadas pelos militares que estão abordo do navio.

Um tempo depois, Cooper acorda numa cama de enfermaria da gigantesca embarcação e é informado que sua aterrizagem no porta-aviões não foi nada suave. Ainda sem poder contar com 100% de sua visão, o Major terá que passar uma temporada no Clemenceau, até que melhore. Não demorará muito para que Dan descubra que os pretensos náufragos que ele tentou salvar eram traficantes de armas que tentaram abatê-lo com um lança-foguetes. Mais tarde, enquanto Dan se recupera, um terremoto acontece na Turquia e uma expedição humanitária com militares do Clemenceau é enviada para ajudar as vítimas da catástrofe natural. Em solo turco, a médica que cuidou da vista de nosso herói, e que faz parte do grupo, é sequestrada pelos Curdos e depois, vira refém em poder dos mesmos criminosos que causaram o acidente do major canadense. Conseguirá Dan Cooper, salvar a doutora das mãos desses bandidos?

E aí está um pequeno resumo da emocionante HQ O Refém do Clemenceau, uma história cheia de ação e surpresas, que prenderá o leitor até o fim de suas 48 páginas. Não contarei o resto para não estragar a surpresa! Vai que algum dia, alguém resolve lançar a série no Brasil.

Destaque para o detalhamento de algumas aeronaves e da apresentação da ficha técnica do avião negro e invisível, o Lockheed F-117 Nighthawk..

Por PH.

fgfg2

fgfgfgfgfg

 

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário