Quadrinhos

Na Livraria Francesa de Ipanema, conferimos “Notre Histoire, Volume 1”, de Lilian Thurman, uma incrível aula contra o racismo

Escrito por PH

Untitled-2Poucos quadrinhos que li na vida são tão sensíveis, apaixonantes e oferecerem um testemunho tão forte e esclarecedor sobre o racismo, quanto Notre Histoire, Volume 1 (Nossa História, Volume 1), da Delcourt/Mirages.

A HQ foi inspirada no livro Mes étoiles noires, de Lucy à Barak Obama (As Minhas Estrelas Negras, de Lucy a Barack Obama), escrito por Lilian Thuram, ganhador do Prêmio Seligmann contra o racismo.

Ruddy Lilian Thuram-Ulien, ex-zagueiro da campeã seleção francesa de 1998, esteve no Brasil em 2014, a convite do Museu de Arte do Rio (MAR), por ocasião de uma exposição sobre a África.

Criador da Fundação Lilian Thurman (thuram.org), que prega a educação contra o racismo, Thurman aproveitou a estada na época para divulgar este seu sucesso literário.

20160727_173649

Thuram nasceu em Guadalupe, Departamento Ultramarino Francês, e é um incansável ativista pela igualdade entre os seres humanos. Seu trabalho é muito importante, já que uma enorme parte da população mundial ainda é vítima de um sistema cruel de hierarquias e sexismo que tendem a mostrar que alguns indivíduos são erroneamente superiores a outros, em função de características específicas que se tornam dominantes.

planche-Notre-histoire

Em seu primeiro quadrinho, o autor faz uma homenagem à mãe Mariana, que ele chama de Primeira Estrela, e a seus irmãos, que imigraram para Paris. No ano de 1981, todos foram viver em um apartamento, na cidade, junto com o novo companheiro de Mariana e a filha dele.

20160727_173209

Depois que o relacionamento chegou ao fim, de maneira abrupta, a família se mudou para o bairro de Fougères, em Fontainebleau, onde o pequeno Thurmam conheceu Neddo, um ancião que ajudou o menino a entender melhor as injustiças e o horror do racismo. Para tal, deu uma verdadeira aula de história ao garoto, citando a brava resistência organizada por Louis Delgrès, em Guadalupe, entre 1801 e 1802. O herói lutou contra as tropas francesas de Napoleão, que procuravam restabelecer a escravidão na ilha, abolida em 1794. O movimento fracassou, os brancos europeus tomaram conta de novo do poder e a tão sonhada liberdade definitiva para o povo de Guadalupe só chegaria em 1848.

20160727_173219

20160728_091526

O lindo Notre Histoire tem desenhos de Sam Garcia, de Lunes Birmanes, e texto de Jean-Christophe Camus, roteistia de Negrinha, editado no Brasil pela Desiderata.

No final, há uma galeria com fotos e esboços, além de um glossário com termos citados nesta banda desenhada.

A HQ é mais uma espetacular obra, assim como Aya de Yopougon e Akissi, que não teve a devida atenção por parte dos editores brasileiros.

Se você entende o idioma francês, poderá comprar o seu exemplar em capa dura de Notre Histoire na Livraria Francesa de Ipanema, na Rua Garcia D’Ávila, 72. Lá, também há o livro de Thurman que deu origem a este belíssimo e impecável trabalho.

Por PH.

Imagens : © DELCOURT / Sam Garcia / Jean-Christophe Camus.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário