Quadrinhos

Demorou, mas conferimos “Colapso”, o quarto volume da nova fase de aventuras de Michel Vaillant

Escrito por PH

gggggMichel Vaillant é uma criação do desenhista Jean Graton, que fez seu veloz herói se tornar famoso nas páginas do Jornal Tintin. Entre os anos 1960 e 1980, principalmente, o piloto se transformou em um dos principais personagens dos quadrinhos franco-belgas. As aventuras automobilísticas de Michel fizeram a cabeça dos europeus, através de histórias que eram publicadas no Jornal Tintin.

Suas narrativas colocavam o piloto de corridas Michel Vaillant essencialmente em meio a pilotos famosos e conhecidos circuitos de corrida pelo mundo, mas também o deixavam livre para viver aventuras paralelas, cheias de ares detetivescos.

Todos esses anos de sucesso nas HQs, entretanto, não foram suficientes para que o leitor conhecesse as fraquezas, vida pessoal e problemas de Michel Vaillant. Para isso, seria preciso que entrássemos mais fundo no contexto psicológico de sua família.

Em 2012, graças a uma associação das Éditions Dupuis e Graton Éditeur, surgiu a nova temporada da série, com Au non du fils (Em nome do filho). Neste cenário, um grave período de turbulência e concorrência de fabricantes de automóveis estrangeiros atinge o clã Vaillant, que precisa se adaptar aos novos tempos. Não será nada fácil, já que Henri Vaillant, patriarca da família, resiste a mudanças que deveriam incluir um novo motor elétrico que leve a marca do grupo. Estressado, o velho empresário passa por problemas no casamento com a esposa Elisabeth, mãe de Michel e Jean-Pierre. É nesse contexto que Michel começa a enfrentar dificuldades com seu filho e se vê envolvido num caso de infidelidade conjugal.

No quarto álbum da saga, Colapso, os problemas dos Vaillant não terminam. Pelo contrário! Só que as atenções da história saem de Michel e se concentram em Jean-Pierre, seu irmão, quando este se prepara para realizar o negócio automobilístico do século, a fusão entre a lendária concorrente Leader e o conglomerado Vaillant. Seria a única maneira da empresa ganhar competitividade e ter acesso a tecnologias que a farão dominar o mercado. O problema é que Jean-Pierre, enquanto tenta fechar o acordo em segredo, está sendo vítima de um golpe sem precedentes e que poderá colocar todo o império Vaillant em risco.

Colapso foi publicado no dia 9 de outubro de 2015 na França e Bélgica, contando com um lançamento em português quase simultâneo pelas Edições ASA de Portugal, justamente a versão que li. Possui 56 páginas, capa dura e formato de 22,5 x 29,5 cm. A equipe que desenvolve a BD foi mantida. Marc Bourgne e Benjamin Benéteau comandam os desenhos e Denis Lapière e Philippe Graton, filho de Jean Graton, assinam o roteiro.

Considero esta como uma das melhores HQs da franquia que eu já conferi, apresentando um clima bastante tenso e nos deixando loucos de vontade para descobrir os segredos do tomo 5 da Nouvelle Saison de Michel Vaillant, intitulado Renaissance. Se Colapso demorou tanto para chegar às minhas mãos, imagine quanto tempo levará para que eu bote os olhos nesse novo álbum! É que no Brasil, não há distribuição dessas HQs! Provavelmente, somente eu e mais cinco devamos conhecer o personagem!

Por PH.

Imagens : © GRATON / Marc Bourgne / Denis Lapière.

_opt_VOLUME1_CAPAS-UPLOAD_CAPAS_GRUPO_LEYA_ASA_EGM_9789892333656_colapso

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário