Quadrinhos

Conferimos a explosiva HQ de Jean-Christophe Thibert, “Uma Aventura de Kaplan & Masson 2: É preciso salvar Hitler”

Escrito por PH

dfdf1Kaplan & Masson, série em estilo Linha Clara da qual já falamos no Tujaviu, está de volta às livrarias francófonas.

Depois de La Théorie du Chaos, de 2009, agora é a vez de Une Aventure de Kaplan & Masson 2: Il faut sauver Hitler (Uma Aventura de Kaplan & Masson 2: É preciso salvar Hitler).

A principal mudança deste tomo em relação ao anterior está no roteiro da HQ, agora nas mãos do desenhista da saga, Jean-Christophe Thibert. Lembro que a BD anterior foi escrita por Didier Convard.

Nitidamente inspirada visualmente em Blake e Mortimer, esta banda desenhada de espionagem tem a marca da Glénat e foi publicada em capa dura no mês de março de 2016.

capa1-768x1024

Em 1958, o Coronel Kaplan faz um novo apelo ao truculento cientista Nathan Masson e ao atrapalhado japonês Watanabé Sensei. Eles deverão se encontrar em Roma, para uma tarefa nada comum: salvar Hitler! Na verdade, trata-se de Jules Lantier, o seu exato dublê. Alemão, ator, imitador e a cara do malvado líder do Terceiro Heich, Lantier foi transformado pelo Serviço Secreto Francês em uma espécie de isca para atrair e deter a KREIS, uma rede de nazistas que surgiu a partir do boato de que o Führer ainda estaria vivo. Mas a KGB soviética e a CIA americana também estão correndo por fora, cada uma esperando para capturar e exibir o suposto Hitler. Sendo assim, Roma e Veneza não demorarão a se transformar em um verdadeiro um barril de pólvora, reunindo os mais formidáveis espiões do planeta, armados até os dentes. Nossos amigos franceses terão que chegar a Lantier, antes que este seja levado por algum grupo estrangeiro e revelado como uma incrível fraude.

DSC09081

Quando Kaplan & Masson se reúnem, o sucesso da missão para a qual estão destinados é quase certo, mas para chegar a seu objetivo, não medirão forças para colocar o mundo a sua volta de cabeça para baixo e passar por cima de qualquer obstáculo.

A aventura se torna então extremamente violenta, mas o desenho clássico e detalhadíssimo de Thibert ameniza bastante as confusões e tiros que dominam a narrativa. Há, entretanto, espaço para romance entre a bela Line e Nathan Masson.

Como curiosidades, temos uma alusão, logo no começo do álbum, a Tintin e As Sete Bolas de Cristal. Reparem nesta espécie de múmia do inca Rascar Capac que está à esquerda da cena, enquanto a empreitada é preparada na França, dentro da casa de Masson.

DSC09082

Mais tarde, durante um baile de máscaras, já na Itália, um dos convidados do evento aparece fantasiado como o robô Robby, do filme Forbidden Planet.

DSC09085

Uma Aventura de Kaplan & Masson 2: É preciso salvar Hitler é um thriller policial retrô de primeira que coloca cada vez mais Jean-Christophe Thibert, como novo mestre atual da Linha Clara. Torço para que desenhe, em breve, uma história de Blake e Mortimer!

Por PH.8-770x1024

13606826_515285645326774_5217023088926515697_n

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

Deixe seu comentário