Quadrinhos

Resgatamos As Aventuras da Equipe de Jacques Cousteau em Quadrinhos Coloridos

Escrito por PH

mat calypsoVoltamos ao ano de 1992, recordando uma coleção em HQs de seis álbuns coloridos que, ao meu ver, passaram meio despercebidos no Brasil. Ela teve a marca das Edições Siciliano.

Trata-se de As Aventuras da Equipe de Jacques Cousteau em Quadrinhos Coloridos. Prato cheio para quem ama ecologia e aprecia a luta pela preservação de nosso tão ameaçado planeta azul, esta série foi lançada em 1985 pela Editora Robert Laffont, de Paris, e também ganhou versões portuguesas em capa dura pela Bertrand Editora. Na França, esta saga durou muito mais, chegando a contar com 17 tomos que saíram até 1998.

A maioria dos roteiros e desenhos dos álbuns são de Dominique Sérafini, que realmente participou das expedições do lendário grupo de cientistas que foi comandado pelo oceanógrafo francês Jacques Yves Cousteau, um eterno defensor dos mares. Em algumas poucas narrativas, Sérafini contou com a ajuda de Y. Pacallet no argumento, como foi o caso em A Selva de Coral. A ordem dos volumes brasileiros não segue a mesma do editor original.

O ponto forte deste conjunto de publicações está no realismo e na riqueza de detalhes da arte de Sérafini, que nos transportam realmente para bordo do navio Calypso, um barco de 43 metros de comprimento que foi lançado ao mar em 1942. Construído nos Estados Unidos, para a Marinha Inglesa, atuava inicialmente como um varredor de minas. Depois, foi todo adaptado para os trabalhos científicos de Cousteau. Afundou em 1996 em Singapura, após um acidente envolvendo outra embarcaçãoe segue atualmente em processo de restauração na Turquia, já devidamente declarado como Patrimônio Nacional da França.

Leia o texto presente na quarta capa do quadrinho brasileiro: “Lutar pela proteção do “planeta azul” e contra as ameaças que as atividades humanas fazem pesar sobre ele são os objetivos fundamentais da equipe Cousteau. Há anos, os homens do Calypso vêm vivendo mil aventuras, tais como cavalgar baleias, identificar tubarões, filmar jacarés, brincar com polvos e enguias, explorar ruínas, encontrar vestígios das civilizações submersas. Tudo está registrado na série que começa com A Ilha dos Tubarões e vai até A Onda de Fogo, passando no caminho por Leões do Calypso, O Boto Cor de Rosa da Amazonia, O Mistério da Atlântida e A Selva de Coral.”

E estas são as capas dos volumes da Siciliano que possuo na coleção, seguidas da imagem dos seis álbuns lusitanos. A foto tem autoria do amigo Sávio Moura.

Por PH.

Cousteau - Mistério da Atlântida

Cousteau - A Selva de Coral

Cousteau - A onda de Fogo - Mistério da Atlântida parte 2

13427772_509758595879479_6070652117992086516_n

13434981_1818576424888637_7721773811903233690_n

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Comentar

Deixe seu comentário