Quadrinhos

Publicada parcialmente em português pela Livraria Bertrand, a série em quadrinhos de “Simon du Fleuve” mostra futuro sombrio para a humanidade

Escrito por PH

fdfdfDe autoria de Auclair, Simon du Fleuve (Simão do Rio), é uma daquelas HQs de estilo pós-apocalíptico, embora em sua narrativa, o planeta não tenha sido exatamente destruído fisicamente. O que se conta a partir do primeiro álbum da saga, intitulado Le Clan des Centaures, é que uma crise relacionada à energia, e principalmente ao petróleo, devastou a economia global e causou um verdadeiro retrocesso na maneira de viver dos seres humanos. Cidades numeradas, com líderes totalitários, começaram a existir, enquanto uma outra parte da população se dirigiu ao campo para levar sua existência de forma nômade ou sedentária, onde teve que reaprender a lidar com a falta de tecnologia.

É nesse cenário caótico e futurista, que surge Simon du Fleuve, em meio a uma paisagem fria e coberta de neve. Ele vive só,sem recursos, e seus trajes parecem com os de Oetzi, indivíduo da Idade do Bronze que foi achado mumificado em 19 de setembro de 1991, nos Alpes, entre Itália e Áustria. Logo, começa a ser perseguido por homens montados que lembram índios americanos da época do Velho Oeste. Se parecem bastante com estes nativos, mas não são! Fazem parte dos Centauros, um grupo de renegados sedentários que escolheu viver longe das metrópoles em um pequeno povoado. Simon é então capturado e levado à presença do enfraquecido líder do bando, o ancião Charles, que parece conhecer nosso herói desde pequeno. Ele lhe conta a terrível história recente da humanidade, para que o forasteiro entenda os problemas pelos quais passa o mundo. Icaal, jovem guerreiro e sucessor natural de Charles na linha de poder da comunidade, vê na proximidade entre Simon, Charles e sua filha Estelle, um perigo para seus planos como futuro chefe.

Antecipando o clima pessimista que toma conta dos seriados americanos atuais, tais como Waywarn Pines e The Walking Dead, Auclair publicou sua série de pelas Éditions du Lombard  Dargaud, de 1976 a 1989. A saga deixou de ter o roteiro de Auclair, a partir de 1988, quando passou a ser escrita por Alain Riondet. No entanto, o traço de Auclair permaneceu até o fim.

No total, os nove álbuns publicados da franquia foram: Le Clan des Centaures, Les Esclaves, Maïlis, Les Pèlerins, Cité N.W n°3, L’Éveilleur, Les Chemins de l’Ogam, Naufrage – Tome 1 e Naufrage – Tome 2. Desses volumes, os cinco primeiros saíram em Portugal pela Livraria Bertrand.

A série é excelente e continua inédita no Brasil! Só para variar!

Abaixo, publico a imagem dos volumes que tenho desta coleção. Não são muitos!

Por PH!

Simon du Fleuve - Le Clan du Centaurus

Simon du Fleuve - City N.W.N 3

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário