Quadrinhos

Exploramos a “Zona Interdita” de Tanguy e Laverdure, uma aventura de Jean-Michel Charlier e Al Coultelis

Escrito por PH

matAs aventuras de Tanguy e Laverdure é uma série em quadrinhos criada pelo roteirista Jean-Michel Charlier e pelo desenhista Uderzo. Esta franquia franco-belga começou a ser publicada na revista Pilote em 1959. Em seguida, a partir de 1961, começaram a sair em álbuns que até hoje são editados com traço de outros artistas, já que Uderzo abandonou a saga se dedicar exclusivamente a Asterix.

Tanguy e Laverdure nunca foram publicados no Brasil e os poucos que leram suas histórias foram os que tiveram contato com os álbuns portugueses de Editorial Íbis e Meribérica.

Michel Tanguy e Ernest Laverdure são dois amigos inseparáveis e com personalidades completamente diferentes. Tanguy é sério e compenetrado, enquanto Laverdure é completamente descontraído e atrapalhado. Os dois fazem parte da Força Aérea Francesa e pilotam aviões do tipo Mirage, que os conduzem através de incríveis e perigosas missões recheadas de espionagem, terríveis vilões e muita ação.

Em 2005, as aventuras de Tanguy e Laverdure chegaram às telas dos cinemas, através do filme Cavaleiros do Ar, lançado no Brasil. Antes um pouco, em 1967, houve uma versão produzida para a televisão que se chamou Les Chevaliers du Ciel ou Les Aventures de Tanguy et Laverdure. Esta série da TV francesa teve um total de 39 episódios divididos em duas temporadas, uma em preto e branco e outra colorida, nunca exibidas no país. O ator Jacques Santi interpretou Michel Tanguy e Christian Marin ficou com o papel de Laverdure. Quem já leu o quadrinho e viu o enlatado, sabe que a caracterização dos atores para esta produção atingiu a perfeição. Eles ficaram iguais aos seus correspondentes de papel!

Desde seu surgimento, até 1988, estes audazes heróis do ar foram desenhados na maior parte de sua existência por Jijé, mas alguns argumentos com desenho de Patrice Serres e Al Coutelis também desembarcaram nas livrarias. Um desses, que acabei de ler recentemente, tem autoria de Coutelis e é uma continuação de O Espião que veio do Céu. Trata-se de Zona Interdita, de 1988.

O álbum é magnífico e sua arte, incrivelmente espetacular! Na minha opinião, o que se vê nesta edição é bem superior ao visual característico de Jijé e de Serres. O texto de Charlier é aqui representado num estilo mais próximo do de Uderzo, embora não haja imitação do original.

A versão conferida da HQ, para a realização deste artigo, foi a da lusitana Meribérica. O quadrinho é 1992 e possui 48 páginas.

Uderzo - Tanguy e Laverdure - A Zona Interdita (1)

Nesta trama, nossos protagonistas estão momentaneamente fora da Aeronáutica e voam pela Delta Airways, uma companhia particular que encobre delicadas missões secretas do Serviço de Espionagem Francês. Eles pilotam o Mystère-Falcon 50. O aeroplano é confiscado pelo Marechal Djumbé, um fictício ditador de Kombala, que é a cara do verídico Idi Amin Dada, terceiro presidente de Uganda, entre 1971 e 1979. Djumbé é uma espécie de sócio de uma potência militar estrangeira que está secretamente em seu país para construir uma rede de armas laser que pretendem neutralizar importantes satélites de comunicação em órbita da Terra. Tanguy e Laverdure terão que dar um jeito para destruir toda este complexo tecnológico escondido no meio da selva e fugir dali o mais rápido possível.

Esta foi uma das melhores histórias de Tanguy e Laverdure que já li!

Abaixo, publico a imagem da capa da HQ francesa de Zona Interdita, publicada pela NOVEDI.

Por PH.

ghghg1

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário