Quadrinhos

Em Atsuko, nono volume da nova Coleção Asa/Público, Jonathan viaja ao Japão

Escrito por PH

dfdfO nono álbum da Coleção Jonathan da Asa/Público dá as caras no jornaleiro português. Trata-se de Atsuko, publicado originalmente em 2011.

Em sua trama, segundo o editor, Jonathan se prepara para deixar a Birmânia, atual Myanmar. É aí que conhece Atsuko, uma turista japonesa que anda à procura do local onde viveram os seus avós, durante a ocupação nipônica da Segunda Guerra Mundial, e está ali para fotografar a terra natal de seus parentes. A busca é focada principalmente na tia-avó da jovem, Hisa, misteriosamente desaparecida nas vésperas de seu casamento. Em troca da ajuda fornecida por nosso herói na empreitada, a jovem promete levá-lo para conhecer o Japão. E olha que Jonathan nunca foi homem de recusar um convite para uma viagem, ainda mais, quando ignora para onde ela poderá levá-lo.  Após um trajeto de trem com destino a Takayama, ao norte de Nagoya, os dois se reúnem numa construção perdida na floresta, réplica de um pequeno templo de Kyoto.

Como a música parece ser indissociável desta BD, o volume é supostamente para ser lido ao som do álbum Scroll Slide (2010) de Hybrid Leisureland, o tema Alone in Kyoto (2003) dos Air e Evening Snow (1988) de Tani Senzan & Tanaka Yoko.

Para quem nunca ouviu falar desta franquia dos quadrinhos no Brasil, este é um personagem de sucesso na França e Bélgica, bastante conhecido por nossos amigos lusitanos. Basicamente, a série narra as aventuras exóticas e intimistas de Jonathan, que perdeu a memória e acabou parando no Himalaia, onde já viveu aventuras cheias de mistério e esoterismo.

Infelizmente, Jonathan continua inédito no Brasil. Esta coleção da ASA terá 10 volumes. O último saiu em 2013 na Bélgica.

Abaixo, veja as imagens das capas portuguesa e belga, além de uma página da HQ em francês.

Por PH.

Fonte: bandasdesenhadas.com

jonathan9

ghgh2

Cosey-1-776x1024

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário