Quadrinhos

O Espaço Azul Entre as Nuvens, de autoria do suíço Cosey, é uma das mais belas histórias de Jonathan

Escrito por PH

Untitled-2No último dia 25 de maio, numa quarta-feira, como é feita a entrega regular dos álbuns da nova Coleção ASA Público de Jonathan, saiu o quinto volume, intitulado O Espaço Azul Entre as Nuvens.

A história apareceu em capítulos na revista belga Tintin em 1978, sendo publicada entre fevereiro e julho de 1979 na revista Tintin lusitana, sem ter reeditada em Portugal durante 37 anos.

Neste quadrinho, a aventura se passa em Srinagar, capital da Caxemira, quando Jonathan decide escolarizar Drolma, sempre ávida por conhecimentos. Enquanto espera pelo fim do trimestre, encontra um velho coronel inglês, enclausurado num castelo perdido no meio das montanhas. daquele tipo de lugar que a gente imagina que não existe. Durante a sua estada na casa de Lord Stamford, conhece uma jovem rebelde tibetana, protegida do nobre britânico. Pouco a pouco, Jonathan descobre a razão do isolamento do ancião inglês e da sua dedicação à causa tibetana: os erros do passado são por vezes fardos bastante pesados que somos obrigados a carregá-los para o resto da vida. Como já li esta HQ no original em francês da Le Lombard, posso dizer que se trata uma das melhores histórias do personagem.

Por sugestão do próprio Cosey, o volume deve ser supostamente lido ao som do Concerto N.°3 em dó menor op. 37 de Beethoven e do Concerto N.°2 em fá menor op. 21 de Chopin.

Jonathan é uma série em quadrinhos, criada pelo suíço Cosey, bem mais intimista do que aquelas com as quais conviveu no passado. Ela é carregada de sentimento, de esoterismo, de interrogações e exotismo, revelando as experiências em viagens e gosto pela arte do autor, como se tivesse feito um relato quase autobiográfico.

A saga se passa no gelado Himalaia, bem nos confins do Nepal e do Tibete, onde Jonathan vaga em busca da sua memória. Fugido de uma clínica psiquiátrica, onde esteve internado três meses, ele não tem qualquer recordação do seu passado. Sente apenas uma força interior que o impele rumo ao Tibete e que, à medida que o faz se aproximar do Himalaia, lhe vai dando cada vez mais a certeza de que o seu destino está intimamente ligado ao de seus habitantes.

Até agora, foram publicados: Lembra-te Jonathan… (1975), E a Montanha Cantará para Ti (1976), Descalça sobre os rododendros (1977), O Berço do Bodisatva (1978) e este O Espaço Azul Entre as Nuvens (1978). Os próximos títulos serão: Douniacha, Há Quanto Tempo… (1979), Kate (1980),Neal e Sylvester (1982), Atsuko(2011) e Aquela que Foi (2013).

A venda dos quadrinhos teve início no dia 27 de abril e se encerra em 29 de junho. Cada HQ tem o preço camarada de 5,50€.

Por PH.

Fonte: bandasdesenhadas.com

jonathan5

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário